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Inadimplência de Piracicaba recua 2,6% no ano Piracicaba - SP -23/10/2018

A inadimplência do consumidor de Piracicaba apontou queda de 2,6% em agosto deste ano, quando comparada com o mesmo período do ano passado. A análise mensal de agosto em relação a julho registrou leve aumento de 0,5% no indicador, número menor que o mês anterior (0,7%). No acumulado do ano, os números da inadimplência cresceram 0,3%. Os dados foram obtidos a partir de levantamento realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).
 
Para o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, os números, apesar das variações, demonstram equilíbrio no ano. “Nos últimos meses, estamos percebendo oscilações, tanto no registro de inadimplentes quanto na recuperação de crédito em Piracicaba. Porém, de uma forma geral, a cidade está conseguindo manter um equilíbrio, uma média”, disse.
 
O levantamento mostra que esta tendência não é exclusiva no município, já que São Paulo também registrou queda na inadimplência de 0,3%, na variação interanual – agosto de 2017 e agosto de 2018. A região Sudeste obteve diminuição de 3,5% e o índice nacional registrou redução de 4% na inadimplência, no mesmo período.
 
RECUPERAÇÃO DE CRÉDITO – A recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, continuou estável na comparação mensal de agosto com o mês anterior (0%). No resultado acumulado, a recuperação teve aumento de 1,2%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o índice cresceu 1,4%.
 
INDICADORES – Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
 
ATENDIMENTO SCPC ACIPI – Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h. 
 
Há a opção de atendimento também no novo escritório regional da entidade, em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 534. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 17h. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais.
 
MAIS INFORMAÇÕES: (19) 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br.

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Política da Qualidade
“A ACIPI – Associação Comercial e Industrial de Piracicaba, compromete-se em:
- promover o fortalecimento do comércio, indústria e serviços;
- representar os interesses da classe e das partes interessadas;
- atingir os objetivos da entidade, com base no direcionamento estratégico;
- buscar a satisfação e o desenvolvimento dos associados, fornecendo conhecimento e tecnologia;
- melhorar continuamente nossos produtos e serviços, por meio do aperfeiçoamento dos colaboradores, processos e do sistema de gestão da qualidade”.

Escopo da Certificação
Representação dos associados, incentivo ao desenvolvimento na prestação de serviços, por meio da realização de cursos, palestras, treinamentos, gestão de crédito, locação de salas e auditório, convênios na área de saúde, educação e financeira, assessoria empresarial, programa de benefícios e eventos empresariais de interesse coletivo dos associados.

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