Abaixo-assinado Baep é entregue ao Executivo

Na tarde de hoje (4), o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, acompanhado do coordenador do Funseg (Fundo de Segurança de Piracicaba), Lourenço Jorge Tayar, entregou os documentos referentes ao abaixo-assinado Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia Militar) para o prefeito Barjas Negri.

O chefe do executivo destinará as 4.500 assinaturas coletadas pelas instituições para o governador do Estado de São Paulo, João Doria, para sensibilizá-lo desta necessidade. A iniciativa visa reivindicar a implantação do batalhão em Piracicaba.

Abaixo-assinado Baep

A Acipi e o Funseg são apoiadores do a abaixo-assinado Baep, instrumento da campanha realizada pela Prefeitura, em parceria com outros órgãos do município.

Segundo Furtuoso, a iniciativa visa beneficiar todos os cidadãos de Piracicaba e região. “Assim como as demais ações da Acipi, este é um trabalho voltado para a comunidade, inclusive regional, porque o Baep atenderá não só a cidade de Piracicaba, mas, também, a região do entorno. Todos ganham. O Batalhão terá policiais especializados, o que aumentará a segurança da população como um todo. Vamos trabalhar para que a gente consiga. Esperamos agilizar a vinda do Batalhão e que isso realmente aconteça”, ressaltou.

O prefeito Barjas Negri agradeceu à Acipi pela parceria. “O governador Doria assumiu compromissos com Piracicaba, durante sua campanha no ano passado, e um deles foi a instalação do Baep. Depois que assumiu o governo, ele tem mantido a questão da segurança como uma de suas prioridades e esse abaixo-assinado tem o poder de reforçar essa intenção”, observou. De acordo com o prefeito, Doria também anunciou a criação de quatro novos Batalhões: São Bernardo, São Paulo (região Central), Presidente Prudente e São José do Rio Preto.

Baeps

Os Baeps foram criados para combater o crime de maneira mais ostensiva no Estado. Nas unidades especializadas, as equipes atuam de forma semelhante aos padrões do policiamento de Choque.

“O Baep é uma força de segurança especial preparada para o combate de crimes e situações difíceis de trabalho. Se esse pessoal treinado vier para Piracicaba, teremos uma unidade muito boa com policiais treinados, capacitados, que vão auxiliar na segurança do município. Buscamos a segurança não só da população, como também do nosso comércio e indústria. O abaixo-assinado foi um sucesso”, disse Tayar.

Atualmente, há cinco Baeps distribuídos em Campinas, Santos, São José dos Campos, zona Leste da Capital e Barueri. A previsão é que os quatro novos Baeps passem a funcionar em meados de abril.

Força-tarefa

Nas duas últimas semanas, uma equipe da Acipi e do Funseg, treinada e uniformizada, percorreu terminais de ônibus, corredores comerciais do Centro, bairros da cidade e Praça José Bonifácio, com o abaixo-assinado Baep para incentivar lojistas, vendedores e consumidores a aderirem à iniciativa.

Com a intensificação das ações, empresários e população se mobilizaram em suas comunidades, condomínios e com os familiares, coletaram assinaturas e entregaram as vias na sede da Acipi.