O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) registrou a primeira alta deste ano: fechou abril com índice positivo de 4,53%, se comparado à análise anterior, de março. Portanto, passou de 117,27 para 122,58 pontos. Em relação a abril de 2017, houve um aumento ainda maior de 15,58%.
O levantamento mensal, realizado pelo Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi.
Confiança
De acordo com a análise, o ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia e às vendas no mês, também contou com alta de 3,42%. Quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, o aumento é bastante significativo: 44%. Dados do comércio mostram, ainda segundo o levantamento, que há uma perspectiva positiva em relação às vendas do Dia das Mães. Otimismo em relação ao futuro da economia pode ser observado pelo ICF (Índice Futuro), que teve um aumento de 1,63%.
Segmentos
Nem todos os segmentos acompanharam o cenário positivo da análise. Habitação apresentou redução de 6,30% do índice que mede a percepção em relação às vendas atuais. No entanto, os setores de Alimentação, Higiene e Cuidados Pessoais e Vestuário seguiram a tendência positiva geral e registraram aumento de 8,14%, 2,99% e 1,37%, respectivamente.
No entendimento do presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, a expectativa de melhora, passado o primeiro trimestre do ano, está se concretizando.
“Agora damos início às datas comemorativas importantes para o comércio, especialmente. O Dia das Mães é uma das mais expressivas para o consumo e isso podemos confirmar pela expectativa futura apontada na análise. Por menor que seja o valor, as pessoas desejam presentear e isso fomenta as vendas de diversos segmentos. Continuamos otimistas e esperamos que este registro positivo permaneça pelos próximos meses”, aponta.
Para a coordenadora do ICV-P, na Esalq/USP, Milena La Rubia, ainda que os segmentos de Higiene e Cuidados Pessoais, Alimentação e Vestuário tenham apresentado aumento de vendas nesta pesquisa, “a expectativa dos comerciantes desses setores para um aumento ainda mais relevante está no Dia das Mães, com exceção do setor de Habitação, que teve uma queda de 6,30%. Segundo os empresários desse ramo, o motivo é o desemprego, que torna baixa a compra, assim como a reforma dos imóveis”, acrescenta.
ICV-P
O ICV-P é calculado desde 2014, com base em entrevistas realizadas mensalmente com 200 comerciantes e contempla 3 tipos de indicadores: o índice atual (ICA), que mede a expectativa atual dos comerciantes; o futuro (ICF), que mede a expectativa futura, e o geral (ICV-G), que leva em conta as vendas atuais e a perspectiva futura do comerciante piracicabano em relação à economia. O levantamento é utilizado como referência para os tomadores de decisão de Piracicaba e região, conforme o Ejea.
Mais informações sobre o índice podem ser obtidas com a equipe do Ejea/Esalq-USP pelo icv.piracicaba@gmail.com
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