Visualhunt” width=”700″ height=”466″ />
Segundo a Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), o Indicador de Registros de Inadimplentes caiu 0,7%, em Piracicaba, na comparação mensal entre janeiro/2018 e dezembro/2017, indicando um cenário praticamente estável frente ao mês passado.
Já na variação interanual (mesmo mês do ano anterior), a inadimplência avançou 1,4%. Os dados são da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi.
Inadimplência
O presidente da Acipi, Paulo Roberto Checoli, explica a queda na comparação mensal e o fim da obrigatoriedade do AR (Aviso de Recebimento) como um dos motivos para a elevação na análise anual.
“A queda dos números mensais, mesmo que tímida, indica a retomada do desenvolvimento, ainda que sutil. Por outro lado, o aumento de inclusões no banco de dados da Boa Vista SCPC pode ser explicado pelo fim da obrigatoriedade do AR para a negativação. Agora, a inclusão pode ser realizada com o envio de carta simples, o que torna o processo mais rápido e menos burocrático”, aponta Checoli.
O presidente completa: “A revogação da conhecida Lei da AR está sendo favorável não apenas para os empresários, mas também para os consumidores. Com a carta simples, eles serão avisados com muito mais rapidez, menos burocracia, e poderão reestabelecer sua situação creditícia para, assim, conquistar o equilíbrio financeiro e poder contar, novamente, com parcelamentos no mercado.”
Exemplo deste cenário mais favorável é o movimento para consultas realizadas por consumidores no balcão da Boa Vista SCPC na Acipi, que cresceu 22,5% em janeiro/2018 comparado a dezembro/2017, passando de 2473 para 3029 verificações.
Desde julho de 2015, os atendimentos a consumidores não chegavam a três mil. Também na comparação com janeiro do ao passado, quando o total foi de 2680 consultas, os números cresceram 13%.
Esses dados demonstram que o consumidor está mais atento e preocupado com a sua situação creditícia.
Recuperação de crédito
O cenário continua positivo no que diz respeito à recuperação de crédito. O indicador subiu consideráveis 4,9% na comparação mensal, entre janeiro/2018 e dezembro/2017. Por outro lado, comparando os meses de janeiro de 2018 e 2017, houve leve queda de 0,2%
Atendimento Acipi
Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas sobre possível inadimplência de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio, na sede da ACIPI, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro.
Quem preferir, pode ir até o escritório regional da entidade em Santa Terezinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, nº 538, sala 3.
Lá, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A verificação é feita apenas pessoalmente e com apresentação de documento e identidade e CPF originais
Para mais informações, entre em contato pelo 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br
Foto: VisualHunt