A inadimplência do piracicabano registrou queda de 3,1% em julho deste ano, quando comparada ao mesmo período do ano passado. No acumulado do ano, os números da inadimplência caíram 0,2%.
A análise mensal de julho em relação a junho aponta que o indicador teve leve aumento de 0,7% entre os consumidores da cidade. As informações foram obtidas a partir de levantamento realizado pela Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi,
A redução no índice interanual – julho de 2017 e julho 2018 -, pela percepção da entidade, deve-se ao fato de que as pessoas estão mais criteriosas na tomada de crédito, principalmente em compras a prazo. O consumidor também tornou-se mais cauteloso quanto ao orçamento e planejamento financeiro, evitando, assim, despesas extras.
Sobre o aumento na comparação entre junho e julho, o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, afirma que o cenário de instabilidade no país, sobretudo na política, reflete na questão do crédito. “Não podemos deixar de lado o reflexo da instabilidade política no comportamento do consumidor. Todos os setores da economia respondem de alguma forma ao ano eleitoral, o que é percebido de forma mais intensa nos meses mais próximos às eleições”, explica.
Recuperação de crédito
O indicador de recuperação de crédito do consumidor, por sua vez, de acordo com o levantamento da Boa Vista SCPC, caiu 8,4% na comparação mensal de julho com o mês anterior. No resultado acumulado, a recuperação teve aumento de 1,2%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o índice cresceu 1,6%.
Indicadores
Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Atendimento Acipi
Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas à Boa Vista SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.
Há a opção de atendimento também no escritório regional da entidade, em Santa Terezinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais.
Tenha acesso a mais informações pelo 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br