A inadimplência em Piracicaba teve queda de 3,8% em junho, se comparada à variação interanual (mesmo mês de 2017).
Na análise mensal de junho em relação a maio, o índice registrou leve aumento de 1%. Já no valor acumulado, a inadimplência obteve queda de 0,9%. Os dados são do levantamento mensal da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceria com a Acipi.
Para o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, os números positivos na comparação interanual podem ser reflexo do processo de retomada da economia após a instabilidade política e econômica no Brasil.
Inadimplência em Piracicaba
“Esse é o resultado de vários fatores, inclusive de uma estabilidade econômica, embora ainda num patamar muito aquém do que seria o razoável para o bom funcionamento da economia. Também em função desse cenário, o consumidor passou a ser mais cauteloso no momento de fazer dívidas”, apontou.
Por outro lado, na comparação mensal, entre maio e junho deste ano, houve um pequeno aumento nos números da inadimplência, motivado, possivelmente, pela greve dos caminhoneiros, iniciada em 21 de maio, que afetou progressivamente a economia não só de Piracicaba, mas de todo o país.
Recuperação de crédito
O indicador de recuperação de crédito, de acordo com o levantamento da Boa Vista, subiu 1,2% na comparação mensal de junho com o mês anterior. Já no índice acumulado, a recuperação avançou 10,5%, enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador recuou 6,2%.
Indicadores
Os indicadores de inadimplência são elaborados a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas. O indicador de recuperação de crédito, por sua vez, é desenvolvido a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras. A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente, é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação.
Atendimento Acipi
Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e sábado, das 8h às 12h.
Há a opção de atendimento também no escritório regional da entidade, em Santa Terezinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, 538, sala 3. As consultas são efetuadas de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A verificação é feita apenas pessoalmente, mediante a apresentação de documento de identidade e CPF originais.
Tenha mais informações pelo 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br e venha fazer a sua consulta!
Foto: Pixabay