Acipi entrega abaixo-assinatura ao vice-governador

Representando seus associados, a Acipi entregou, em mãos, ao vice-governador, Rodrigo Garcia, um abaixo-assinado, pedindo um olhar diferenciado do governo estadual para o funcionamento do comércio, bares e restaurantes.

Com cerca de 1.500 assinaturas, o documento pede ao governador João Doria maior sensibilidade e apoio em se tratando do fechamento desses estabelecimentos devido à pandemia.

O abaixo-assinado é uma iniciativa da Acipi, juntamente com o Simespi (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas, Fundições e Similares de Piracicaba e Região), CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) Piracicaba, Apaflar (Associação Piracicabana Da Alimentação Fora Do Lar), Apapir (Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria de Piracicaba e Região), Sincomércio Piracicaba (Sindicato do Comércio Varejista de Piracicaba e Região) e demais entidades de classe.

A entrega ocorreu no último sábado, dia 8, quando o vice-governador e também o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi, estiveram na sede da Acipi para audiência pública de criação da Região Metropolitana de Piracicaba.

Teor

O presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, ressalta que a iniciativa de colher as assinaturas, é uma forma de pedir apoio aos setores que foram tão prejudicados com a pandemia. “Nossa preocupação sempre foi com a saúde, nunca deixamos de cumprir com os protocolos sanitários e de pensar no bem-estar dos trabalhadores e clientes. Não somos responsáveis pela transmissão da Covid-19. Só queremos trabalhar sem novos fechamentos. Se tivermos novos fechamentos, outros tantos estabelecimentos não suportarão e terão de encerrar suas atividades. Não podemos ter mais um problema, que será o de ordem econômica e social”, afirma.

Trecho do documento cita que “os micros, pequenos e médios empresários ou donos de pequenos negócios são os maiores geradores de emprego no Estado e no país”  e “tais trabalhadores e suas famílias estão sem amparo do poder público, não tendo sequer alimento, por mais básico que seja, para saciar a fome de seus filhos. Quem está colaborando mais uma vez, neste contexto, são as empresas e a população, que vem realizando, inclusive, campanhas de arrecadação de alimentos”.

Participação

O empresário do ramo de alimentação Adenir José Graciani recolheu mais de 640 assinaturas. Segundo ele, a participação no abaixo-assinado tem o objetivo de demostrar ao governador as dificuldades enfrentadas neste período. “A quantidade de pequenos e médios empresários que estão fechando as portas devido à situação do lockdown é grande e sentimos que isso é paliativo porque têm segmentos que continuam abertos e permitem o contato entre as pessoas, por exemplo. O que mais falta é conscientizar a população da maneira correta. Fizemos um esforço muito grande para nos manter até aqui e manter os empregos. Pedimos que repensem e vejam os números e isso não volte a acontecer”, afirma.