Acipi integra história da Região Metropolitana de Piracicaba

Marco histórico para a representatividade do setor produtivo local, a Acipi foi escolhida para sediar, em maio deste ano, a audiência pública e última etapa administrativa para a concretização da Região Metropolitana de Piracicaba.

O vice-governador Rodrigo Garcia esteve presente no evento. Participaram também autoridades locais, entre elas o deputado estadual Roberto Morais, autor da solicitação para a criação da Região Metropolitana; o deputado estadual Alex de Madureira; o secretário de desenvolvimento regional do Estado, Marco Vinholi, além de prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios que compõem a RMP.

Para o atual presidente da Acipi, Marcelo Cançado, a Região Metropolitana é uma grande conquista. “Significa que Piracicaba cresce em potencial, representatividade e se torna uma referência ainda maior no Estado. O fato de a Acipi estar envolta em todo este processo é motivo de muito orgulho, algo que fortalece também toda a classe do comércio, indústria e serviços neste importante marco”, destaca.

O presidente da Acipi na ocasião do evento, Luiz Carlos Furtuoso, destacou que o fato de o evento ser sediado na Acipi foi um marco histórico para a cidade e a RMP trará um impacto positivo para Piracicaba e região. “Com isso investimento, desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população”, apontou à época.

Representatividade

O vice-governador Rodrigo Garcia explicou, na ocasião, que a criação da região metropolitana de Piracicaba tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida de quem vive nos municípios do entorno de Piracicaba. “Quando você cria um planejamento regional você direciona recursos para aquilo que é fundamental para a região e prioriza ações municipais mais importantes. O Estado participa disso com mais recursos através de um fundo metropolitano e as prefeituras, Câmaras e, principalmente, a sociedade civil têm um papel importante em escolher onde esses recursos vão ser apresentados”, detalhou.

Garcia ainda citou que a Acipi lidera o processo de participação na criação da RMP, em nome da sociedade civil. “Por isso a audiência pública está sendo realizada aqui na sede da Acipi, que tem um papel fundamental de articulação para o setor produtivo para que a gente transforme em realidade a Região Metropolitana de Piracicaba”, mencionou.

Vinholi também ressaltou, na ocasião, a importância da Acipi para a implantação da RMP. “A Região Metropolitana significa desenvolvimento, colocar Piracicaba e os municípios do entorno dentro de uma concepção de influência nacional do desenvolvimento do país. A Acipi, representando esse foco de desenvolvimento, o empresariado e a sociedade civil, será fundamental para tornarmos esse sonho realidade”, afirmou.