Acipi lança projetos especiais para famílias empresárias

Promover espaços de discussão e compartilhamento de conhecimentos sobre temas relevantes na gestão de empresas familiares e proporcionar trocas de experiências entre os empresários, buscando contribuir na solução das necessidades desse público.

Estes são os objetivos do Programa de Capacitação e do Núcleo de Empresas Familiares, promovidos pelo CJE (Conselho do Jovem Empresário) e pela Escola de Negócios da Acipi, que serão lançados no próximo dia 13, às 17h, com a palestra on-line e gratuita “Sua empresa familiar está preparada para os próximos desafios?”.

Os projetos foram planejados pensando na representatividade das empresas familiares e no perfil do mercado em Piracicaba.

De acordo com o coordenador do CJE, Guilherme Gorga Mello, essas iniciativas pioneiras e inovadoras na região proporcionarão aos participantes uma experiência diferenciada de relacionamento em rede de empresas familiares e de contato com especialistas do mercado.

“O projeto Empresas Familiares será dividido em duas grandes frentes estratégicas: Núcleo de Empresas Familiares e o Programa de Desenvolvimento e Capacitação para Empresas Familiares, ambas cuidadosamente elaboradas com especialistas no tema”, explicou o coordenador do Conselho.

Programa de Capacitação e do Núcleo de Empresas Familiares

O Núcleo consistirá na realização de encontros mensais, presenciais ou virtuais, entre organizações familiares associadas da Acipi, com exposição de especialista sobre assuntos de interesse para esse segmento e momento aberto para discussão entre todos os participantes.

Já o Programa de Desenvolvimento e Capacitação para Empresas Familiares, também no ambiente físico ou virtual, será ministrado por pessoas com experiência no mercado e especialistas no tema, o que proporcionará aos participantes conteúdos teóricos e práticos.

O Programa de Capacitação e Desenvolvimento para Empresas Familiares apresentará os principais pontos de interesse das famílias empresárias, fornecendo um verdadeiro roteiro que levará os participantes a discutirem e compreenderem a natureza dos desafios enfrentados pelas empresas familiares, conceitos, dilemas, teorias e fatores de sucesso nos âmbitos estratégico, organizacional, humano e jurídico.

Ao final, todos receberão um certificado da Acipi Escola de Negócios.

“Especialmente desenvolvido para ajudar Empresas Familiares a enfrentarem seus principais desafios, no Programa ofereceremos um real e profundo entendimento sobre a dinâmica das empresas familiares, além de abordar caminhos para vencer obstáculos específicos, explorar oportunidades e tendências para organizar sua família empresária, garantindo continuidade, sucesso e harmonia. Com uma abordagem prática, o programa trará de forma aplicada os principais temas que são essenciais para o sucesso das empresas familiares”, disse Mello.

Palestra online

A programação de lançamento do Programa de Capacitação e do Núcleo de Empresas Familiares conta com a palestra on-line “Sua empresa familiar está preparada para os próximos desafios?”, ministrada pelo especialista em empresas familiares e fundador do Família S.A., Thiago Salgado.

A transmissão será pelo canal do YouTube da Acipi: Acipi Piracicaba.

Na oportunidade, o profissional contextualizará quais são os desafios das empresas familiares e os caminhos que elas devem seguir para superá-los e terem sucesso.

Entre as temáticas abordadas estão a sucessão, definição de papéis, comunicação, alinhamento estratégico e parceria entre gerações.

A palestra será fundamentada em três pilares essenciais para alavancar o crescimento de empresas familiares: governança, diretriz estratégica e gestão.

“Ao analisarmos as histórias e cases de sucesso podemos constatar que as empresas familiares que mais cresceram foram aquelas que criaram essas estruturas e processos”, afirmou o especialista.

O evento on-line tem patrocínio do Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba.

Serviço

Lançamento do Programa de Capacitação e Núcleo de Empresas Familiares
Data: dia 13 de outubro
Horário: 17h
Transmissão: canal do YouTube Acipi Piracicaba
Patrocínio: Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba