Acipi realiza entrega de máscaras no comércio de Piracicaba

Luiz Carlos Furtuoso e Eduardo Campanha

 

A Acipi realizou, na tarde de ontem, a entrega de 1,3 mil kits, contabilizando 2,6 mil máscaras, no comércio de Piracicaba.

A iniciativa foi possível após parceria com o Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, que, por meio do projeto “Máscaras Amigas”, confeccionou 50 mil máscaras com doação destinada pela Acipi para este fim.

Durante a ação, a Acipi Móvel, seguindo todas as medidas de higiene e segurança, seguiu o trajeto, pela rua Governador Pedro de Toledo, no Centro, Praça Takaki, avenida Rui Barbosa, na Vila Rezende, e Vila Sônia, veiculando mensagem sobre a importância da prevenção de todos.

Participaram da entrega o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, e o presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, Eduardo Campanha.

Parte das máscaras confeccionadas também será enviada a entidades assistenciais de Piracicaba, como forma de auxiliá-las no seu trabalho de proteção diário dos profissionais e atendidos.

Outro montante será distribuído em hospitais e para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“É uma contribuição da Acipi e do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz para a comunidade, a quem mais precisa e tem dificuldade de adquirir. A Acipi tem a vocação de participar junto às necessidades. Essa distribuição tem um impacto para mostrar para a população que nós tomamos e incentivamos os cuidados com a saúde. É uma alegria para nós e somos gratos ao Rotary por esta parceria”, ressaltou o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

Segundo o Eduardo Campanha, presidente do Rotary Club Piracicaba Luiz de Queiroz, a parceria com a Acipi, preocupada com o comércio e com a população, foi de extrema importância.

“Estamos satisfeitos e realizados com essa parceria em nosso projeto. Os pilares do Rotary e da Acipi são os mesmos: o cooperativismo, trabalho em equipe e o pensamento na comunidade”, destacou.

A ajudante de produção Caroline Pelini List, 22, foi uma das pessoas que passou pela ação e foi beneficiada com as máscaras. Ela, inclusive, aproveitou para levar um kit para o pai. “Achei muito boa esta ação no comércio, deveria ter em mais lugares”, afirmou.

Morador de Anhumas, o aposentado Antonio de Sousa, 68, também foi um dos que fez questão de passar e aproveitar para levar as máscaras para casa. “Achei ótimo, excelente essa iniciativa, pois só tinha uma máscara. Vou pegar ônibus, vai lotado e não tem o que fazer. Não ando sem máscara, do jeito que está, temos que nos proteger. Assim protegemos a gente e os outros”, destacou.

Confecção

As máscaras, que protegem contra o coronavírus, foram produzidas por mais de 200 voluntárias, entre elas costureiras, donas de casa, aposentadas ou pessoas que estão em isolamento social, com idades entre 11 e 95 anos.

A iniciativa movimentou essas mulheres, que costuraram em suas residências, além de mais de 30 voluntários envolvidos na logística de entregas das sacolas, separação do material, corte de tecido e de elástico, colocação das máscaras em embalagens plásticas, entre outras atividades.

Ao final do processo, são montados kits lacrados, cada um contendo duas máscaras e um flyer de orientação.