Acipi recebe visita de cônsul-geral da Itália, que enaltece potencial de Piracicaba

Acompanhado da vice-consulesa italiana, Livia Satullo, e da dirigente escolástica, Monica Faggionato, o cônsul-geral da Itália, Filippo la Rosa, visitou nesta quinta-feira (12), pela manhã, a cidade de Piracicaba e fez sua primeira parada na Acipi.

La Rosa foi recebido pelo presidente, Marcelo Cançado, e os vice-presidentes Mauricio Benatto, Rodrigo Santos e Jorge Aversa Junior, além de demais membros da diretoria da entidade. O cônsul foi também recepcionado pelo secretário municipal de desenvolvimento econômico, José Luiz Guidotti Junior, representando o prefeito Luciano Almeida, pelo deputado estadual Roberto Morais e o padre Douglas Verdi, diretor geral da Obra Salesiana Dom Bosco de Piracicaba, que fez o convite ao cônsul, em parceria com a Acipi, Prefeitura e Societá Italiana. A visita à cidade tem o objetivo de estreitar relacionamentos e conhecer o município.

Potencial

O cônsul destacou que é sua primeira visita à Piracicaba e mencionou que a cidade é um centro muito importante. “Essas visitas não pretendem ser meras visitas protocolares, mas um primeiro passo para colocar mesmo uma agenda de trabalho, quer seja no campo da educação, como vai acontecer com as escolas dos salesianos, o Dom Bosco, mas também na área de colaboração econômica. Aqui tem um motor econômico muito forte e é bom para nós do consulado-geral da Itália de São Paulo conhecê-lo melhor para facilitar aproximações econômicas, industriais, tanto no agronegócio como em outras áreas para que empresas italianas possam conhecer essa realidade e, no caso, fazer investimentos aqui. Não é algo que acontece de hoje para amanhã, mas precisar começar e estamos aqui por isso”, relatou.

Cançado apontou que essa aproximação é importantíssima. “Como foi dito, a colônia italiana está muito presente aqui em Piracicaba, já pouco tempo depois de sua fundação, com a Societá Italiana, e acredito que a Itália tem muito a trazer e levar do Brasil, muita tecnologia, têm essa abertura, que é muito importante,  para as empresas, não só grandes, mas pequenas e médias. É um primeiro passo, eles não conheciam Piracicaba, tudo o que existe por aqui, inclusive voltado à tecnologia. Deveremos ter muitos frutos deste primeiro encontro. Para a Acipi é importante este estreitamento de laços. É aqui que eles vão encontrar boa parte das empresas que, possivelmente, possam vir a fazer negócios. E nós estamos de portas abertas”, frisou.

Para a vice-consulesa, realizar visitas como esta, no interior, são essenciais. “O interior é o motor econômico do Estado. Agradecemos a acolhida e a oportunidade de conhecer e falar sobre parcerias futuras”, ressaltou.

Guidotti destacou a satisfação que é, para Piracicaba, receber a visita ilustre do cônsul-geral. “Somos uma cidade que tem uma forte influência italiana e essa visita consolida esse estreitamento em diversas áreas, como educacional, empresarial, abrindo nossa cidade para que a Itália possa nos ver como uma opção cultural, no turismo, entre outras, e isso será de uma importância muito grande para Piracicaba”, disse.

Morais lembrou que Piracicaba se tornará, em breve, Região Metropolitana. “Nas próximas semanas Piracicaba irá comandar 25 cidades. É motivo de muito orgulho para nós recebê-los aqui e parabéns à Acipi por promover este importante encontro”, afirmou.

O padre Douglas Verdi agradeceu a visita dos “irmãos italianos que ajudaram a construir o que hoje chamamos de Brasil, que apostaram em uma vida melhor em nossas terras”. “Hoje, com certeza, marcará o início de uma grande história, selando ainda mais a amizade entre Brasil e Itália”, finalizou.