Emoções e autoconhecimento são tema da terceira palestra do Congresso Empresarial da Acipi

A terceira palestra do 14º Congresso Empresarial da Acipi, que ocorre neste mês de agosto com palestras semanais no formato on-line, teve como convidado, na noite de ontem, dia 18, o CEO do Grupo Amana-Key, organização especializada na área de gestão, estratégia e liderança, Oscar Motomura. Mais de 260 pessoas estiveram conectadas para acompanhar seus ensinamentos a respeito do tema “Gestão das emoções e autoconhecimento”.

 

Entre os pontos destacados, o palestrante discorreu sobre as inúmeras mudanças e desafios que os líderes das organizações têm de passar para se adequarem ao momento de pandemia mundial e o quanto isto requer conhecimento e flexibilidade, principalmente, em relação aos aspectos humanos.

 

De acordo com ele, a solução para o problema econômico, gerado pela crise, está na ética. “Quer arrumar a economia? Primeiro vai ter de resgatar valores, porque sem ética, não há economia. A ideia da ética é extremamente importante para a saúde mental e emocional. Resgatar ética e valores, porque isto tem muitas consequências na sociedade, inclusive na doença da população”, disse.

 

Motomura, que também é mestre em psicologia social, afirma que este é um momento de “curar os sistemas doentes que há no mundo” e a melhor maneira de fazer isto é refletir sobre alguns pontos, tais como a transição do “mega global para o pequeno (local)”; resgate do senso de comunidade; comunidades com produção local do essencial; multiplicação de cooperativas que atendem às necessidades locais, entre outros, a fim de resgatar alguns valores que perderam-se no decorrer da história.

 

Sobre autoconhecimento, o palestrante citou a necessidade de treinar as emoções. “Cada pessoa decide como está. Se eu não decido como estou, os fatos me pegam. (…) Tem gente querendo planejar cada detalhe do que vai acontecer nos próximos anos. O controle parece uma obsessão de cada executivo e à medida que temos expectativas, a ansiedade vai crescendo. Se não tenho expectativa nenhuma vou saber lidar com cada momento”, destacou.

Serenidade e propósito

Dentre tantos insights e pensamentos lançados por Motomura durante sua explanação, ele sinalizou para a busca da serenidade para lidar com situações de adversidade. “Se falamos de gestão de emoções e autoconhecimento, falamos de velocidade interna zero, que significa serenidade. O líder hoje, mais do que nunca, vai ter de aprender a ficar numa boa para saber lidar com o desconhecido”, mencionou.

Ainda segundo ele, é preciso também vencer os medos que as situações podem proporcionar e alinhar isso ao propósito com o qual se realiza as ações. “Coragem está ligada ao coração. (…) Por isso que uma mãe entra num prédio em chamas pra salvar um filho. A intenção e o propósito do que eu faço na minha organização é tão nobre que atropela todos os medos que a situação que vivo possa me trazer. Estamos em um bom momento para reflexão. Qual é o propósito da minha organização?”, frisou.

Encerramento

Na próxima terça-feira, dia 25 de agosto, ocorrerá a última palestra do Congresso Empresarial da Acipi 2020. O evento, que teve início no dia 4 de agosto e contou com a participação profissionais renomados e de diversas áreas de atuação, encerrará com o arquiteto e especialista em projetos para varejo Julio Takano, que ministrará a palestra “Construindo marcas e transformando negócios”.  CEO da Kawahara | Takano Retailing, ele falará sobre o novo papel do varejo no cenário atual, seu impacto e o consequente reposicionamento deste segmento.

O 14º Congresso Empresarial da Acipi tem patrocínio do Sicoob Cocre e da Unimed Piracicaba e apoio do Pecege (Programa de Educação Continuada em Economia e Gestão de Empresas).

 

Serviço

14º Congresso Empresarial Acipi – GRATUITO

Datas: 25 de agosto – palestra de encerramento

Welcome: 19h45

Início: 20h

Canal do YouTube: Acipi Piracicaba

Realização: Acipi

Patrocínio: Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba

Apoio: Pecege

Inscrições gratuitashttps://bit.ly/congresso_acipi

Informações: (19) 3417-1766, ramal 725, ou contato@escoladenegociosacipi.com.br