Piracicaba evolui para a fase amarela do Plano SP

Comércio e atividades não essenciais estão liberados a funcionar

ACESSE O DECRETO 18.379!

Conforme anúncio feito hoje (7/8), Piracicaba passa para a fase 3 (amarela) após reconhecimento das condições da cidade pelo comitê do coronavírus de São Paulo.

A Acipi trabalhou intensamente e acompanhou dando suporte às empresas, de todas as formas, desde o início da quarentena, em março, em prol da abertura consciente das atividades comerciais na cidade.

Nas últimas semanas, bem como em todo o período em que as empresas permaneceram fechadas, a entidade se reuniu com o poder público municipal, demais entidades de classe, autoridades estaduais, entre outros órgãos, articulando e propondo ações para a abertura do comércio atendendo às normas de segurança à saúde.

Entre as ações, ocorreu reunião, no dia 4/8, com o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Mario Luiz Sarrubbo, por intermédio de contato feito pelo deputado estadual Roberto Morais.

Também aconteceram reuniões com o secretário estadual da Habitação de São Paulo, Flávio Amary, com o presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta, envio de ofícios solicitando a reconsideração de fase da cidade pela Acipi, Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) ao governo do Estado, inclusive por intermédio do Secretário de Desenvolvimento Regional do Estado de São Paulo, Marco Vinholi. Além disso, a Prefeitura de Piracicaba impetrou mandado de segurança ao governo do Estado questionando o fato da cidade não ter avançado de fase em 31/7.

Entre as propostas das entidades, estava o funcionamento dos estabelecimentos para este fim de semana, como forma de fomentar as compras do Dia dos Pais.

“A mudança de fase é fruto do nosso esforço. Tivemos muito trabalho de bastidor da Acipi e das entidades de classe junto ao poder público, para que pudéssemos retomar as atividades comerciais e de serviços. É um momento complexo que exigiu dedicação de todos para reverter o cenário. Além disto, é necessário que todos tomem os cuidados necessários para que Piracicaba continue avançando de fase”, disse o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso.

A fase amarela é menos restritiva e, portanto, permite a abertura do comércio e serviços.

Nesta sexta-feira, dia 7/8, o comércio estará aberto, conforme anunciado, até as 18h, e amanhã, sábado, das 9h às 17h.