Referência em todo o Estado, Acipi é escolhida para sediar audiência pública da Região Metropolitana

Marco histórico para a representatividade do setor produtivo local, a Acipi foi escolhida para sediar, no último sábado (8), a audiência pública e última etapa administrativa para a concretização da Região Metropolitana de Piracicaba.

A conquista é considerada um salto de desenvolvimento no Estado, trazendo inúmeros benefícios para as 25 cidades que integrarão a RMP, entre eles um fundo com recursos destinados ao crescimento econômico regional.

Na ocasião, o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, também entregou abaixo-assinado com cerca de 1.500 assinaturas solicitando um olhar diferenciado do governador com relação ao comércio local.

Furtuoso destacou, na oportunidade, que o evento foi um marco para a cidade, que será, portanto, satélite da RMP.

“Com certeza isso trará um impacto positivo para Piracicaba e também para a região. Trará com isso investimento, desenvolvimento e melhor qualidade de vida para a população. O fato de o lançamento ocorrer na Acipi é um marco histórico para nós e de extrema alegria”, frisou.

O vice-presidente da Acipi, Mauricio Benato, agradeceu o deputado Roberto Morais por ter “trazido” o evento para a Acipi e ressaltou que a entidade, sediando a iniciativa, mais uma vez, apoia o desenvolvimento social e econômico da região.

“O nosso anseio é que se tornem práticas essas soluções e que a população receba os benefícios, melhore a condição social, econômica, gerando emprego, renda e desenvolvimento”, afirmou.

O deputado estadual Roberto Morais, autor da solicitação para a criação da Região Metropolitana, afirmou que sempre pautou o seu mandato “nesta importante entidade de Piracicaba, que participa da vida da cidade”, se referindo à Acipi.

“Aqui também nós fizemos a audiência pública do Aglomerado Urbano e agora da Região Metropolitana. É um sonho acalentado, Piracicaba torna-se totalmente independente, 25 cidades farão parte da nossa Região Metropolitana. Agradeço ao governo do Estado por atender um pedido nosso. Estamos felizes, Piracicaba passando a frente sendo um grande polo de desenvolvimento desta região, do Estado de São Paulo e do Brasil”, disse.

O vice-governador Rodrigo Garcia explicou que a criação da região metropolitana de Piracicaba tem um objetivo: melhorar a qualidade de vida de quem vive aqui, nos municípios do entorno de Piracicaba.

“Quando você cria um planejamento regional você direciona recursos para aquilo que é fundamental para a região e prioriza ações municipais mais importantes. O Estado participa disso com mais recursos através de um fundo metropolitano e as prefeituras, Câmaras e, principalmente, a sociedade civil têm um papel importante em escolher onde esses recursos vão ser apresentados. Essa Região Metropolitana de Piracicaba, com a audiência pública realizada, cumpre a última etapa administrativa para a criação e a partir do encaminhamento da lei à Assembleia Legislativa, que vai definir e aprimorar este projeto, teremos até o final de 2021 a Região Metropolitana de Piracicaba como uma realidade e a, partir daí, instrumentos jurídicos para que ela possa se desenvolver de maneira mais rápida”, detalhou.

Garcia ainda citou que a Acipi lidera o processo de participação na criação da RMP, em nome da sociedade civil. “Por isso a audiência pública está sendo realizada aqui na sede da Acipi, que tem um papel fundamental de articulação para o setor produtivo para que a gente transforme em realidade a Região Metropolitana de Piracicaba”, mencionou.

Secretário de desenvolvimento regional, Marco Vinholi, por sua vez, também destacou a importância da Acipi para a implantação da RMP.

“A Região Metropolitana significa desenvolvimento, colocar Piracicaba e os municípios do entorno dentro de uma concepção de influência nacional do desenvolvimento do país. A Acipi, representando esse foco de desenvolvimento, o empresariado e a sociedade civil, será fundamental para tornarmos esse sonho realidade”, afirmou.

O prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, ressaltou que este é mais um importante passo na regionalização, para que as cidades possam trabalhar juntas. “Espero que agora consigamos promover um desenvolvimento regional, que é tão importante”, disse.

Para o presidente da Câmara de Vereadores, de Piracicaba, Gilmar Rotta, na Acipi é onde se tomam várias decisões sobre a cidade.

“Aqui se discutem políticas públicas e ações para as empresas. Esse novo fomento é um momento muito importante para a Acipi, a cidade e toda a região.”

O evento contou com a participação de outras autoridades locais, além dos prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores dos municípios que comporão a RMP.