Setembro Amarelo: suicídio é tema de live do CME

O CME (Conselho da Mulher Empresária) da Acipi abordará a questão do suicídio em live que será realizada nesta quarta-feira, dia 2 de setembro. Os “encontros virtuais” do Conselho, em forma de live, têm sido transmitidas ao vivo pelo Facebook e Instagram da Acipi, sempre às 9h.

A participação é gratuita e aberta a todos os interessados.

O tema “Suicídio: romper o silêncio para preservar vidas” faz alusão ao Setembro Amarelo, campanha nacional que visa prevenir o suicídio, iniciada em 2015.

Também no dia 10 de setembro é celebrado o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

O assunto será abordado pelo doutor em psicologia e diretor da Clínica Liberté – Saúde Mental, Candido Jeronimo Flauzino. A mediação será da psicóloga, psicanalista e diretora da Clínica Caminhos da Psicanálise, Dagmar Silva Pinto de Castro.

“Buscamos sempre trazer temas e assuntos de relevância, que ensinem e proporcionem reflexão a todos que acompanham, assim como fazemos no Outubro Rosa, Novembro Azul, por exemplo. O suicídio, infelizmente, é uma questão muito presente na nossa sociedade e, especialmente, entre adolescentes, teve aumento nos últimos anos, conforme pesquisas. Como setembro é o mês dedicado a práticas de prevenção, decidimos trabalhar esta questão em nossa live”, destaca a coordenadora do CME, Damaris Verderame.

Ainda conforme Damaris, a abordagem também é uma forma de “fortalecer a mulher emocionalmente para que ela possa identificar ao seu redor, pessoas que, de repente, estão passando por um momento difícil e possa ajudá-las”, afirma.

Mediadora e palestrante

A mediadora Dagmar Silva Pinto de Castro é psicóloga e mestre pela UMESP (Universidade Metodista de São Paulo), doutora em Psicologia pela USP (Universidade de São Paulo), pós-doutora em Filosofia pela WA (Washington University) e diretora da Clínica Caminhos da Psicanálise. É também participante da Clínica de Psicanálise do Centro de Pesquisa sobre o Genoma Humano e Células-tronco da USP, coordenada pelo psicanalista Dr. Jorge Forbes e pela geneticista Dra. Mayana Zatz. Dagmar também já foi membro do CME da Acipi.

Dr. Candido Jerônimo Flauzino é doutor e mestre em Psicologia pela USP. Especialista em Psicologia Hospitalar e Psico-Oncologia pela Unisa (Universidade Santo Amaro). Atua, dentre outras áreas, como psicólogo clínico onde também é diretor operacional na Liberté-Saúde Mental. É membro da diretoria da SEPQ (Sociedade de Estudos e Pesquisas Qualitativos), autor de artigos, capítulos de livro e do livro pré-lançado: “O Médico e a Morte – Contribuições da Psicologia Fenomenológica” (Ed. Appies).

Serviço:

Live – “Suicídio: romper o silêncio para preservar vidas
Data:
quarta-feira, dia 02 de setembro, às 9h
Transmissão: perfis @acipipiracicaba no Instagram e facebook.com/acipipiracicaba