Trenó, personagens natalinos e iluminação marcam o Natal da cidade

O projeto Luz&Arte, em sua 12ª edição, foi lançado hoje, 3/12, com uma programação repleta de atrações alusivas ao Natal, data mais importante em vendas para o comércio.  

A iniciativa, que é uma parceria da Acipi com a Prefeitura Municipal, por meio da Semactur (Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo), tem por objetivo estimular o movimento no comércio e turismo locais, e dar visibilidade para as regiões que integram a iniciativa, sendo um atrativo a mais para o consumidor.

O projeto, patrocinado pela Sicoob Cocre e Unimed Piracicaba, também visa proporcionar o clima natalino para a população.

Para 2020, a Acipi apresenta o “Trenó de Natal Acipi: Papai Noel no comércio”, que conta com a presença do “bom velhinho” em seu tradicional veículo, puxado por renas, para passear nas ruas do comércio da cidade. O veículo irá acompanhado da Acipi Móvel com muita música e animação.

O Papai Noel irá percorrer os corredores comerciais até o dia 23 de dezembro. O início das atividades e horários serão estabelecidos após definições sobre como os estabelecimentos funcionarão neste final de ano.

Outra atração ficará por conta da Passarela Pênsil que, mais um ano, ganha luzes para a chegada do Natal. Um dos pontos turísticos mais conhecidos da cidade, na Rua do Porto, recebeu 28 mil pontos de led, localizados sobre o Rio Piracicaba. A Passarela, que recebeu luzes de cor verde este ano, ficará iluminada até o dia 6 de janeiro.

Segundo o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, a programação este ano teve de ser ajustada devido à pandemia, mas não poderia deixar de ocorrer. “Além do comércio, temos a importância do Natal, algo singular e a alegria que traz para as pessoas. Precisamos lembrar desse lado humano, espiritual para que tenhamos a magia mantida”, apontou.

O diretor de promoções da Acipi, Luis Gustavo Berto, mencionou que o Natal é uma das datas mais importantes para o comércio. “E a Acipi, com essa parceria, traz inovações. As pessoas aguardam para poder se aproximar do Papai Noel e este ano será diferente, mas o encanto do Natal irá permanecer. O comércio sofreu muito e não poderíamos deixar de fazer algo para contribuir”, afirmou.

O diretor do Teatro Erotídes de Campos, Jorge dos Santos, que representou a secretária municipal da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, lembrou que o projeto chega a sua 12ª edição e é tradicional na cidade. “É muito gratificante participar deste projeto. Apesar de todas as restrições esperamos que possa ter tanto sucesso tão grande quanto anos anteriores. Desejamos que as luzes (da Ponte Pênsil) possam trazer alegria para esse momento aos piracicabanos”, disse.

Furtuoso citou ainda que foi realizada solicitação à Prefeitura para que o comércio possa funcionar por 12 horas devido ao período do Natal. “Ainda temos uma indefinição por conta dos horários do comércio, o que estamos solicitando junto à Prefeitura para que possa funcionar das 9h às 21h, e o trenó possa, então, circular nas áreas comerciais (à noite). Pedimos para que a população tome todos os cuidados, evite aglomerações. Todos os estabelecimentos estão seguindo as regras e temos reforçado isso também. Tudo isso tem sido cuidadosamente levado em conta”, explicou.

DESFILE DE JIPES

Para os dias 16, 17 e 18 de dezembro, a Acipi preparou outra atração para acompanhar o Papai Noel. Três jipes iluminados com personagens natalinos desfilarão pelas ruas do comércio, incrementando o clima de Natal na cidade.