Ônibus das campanhas “Antigas Vias” e “7 MaraVias de Piracicaba” são apresentados

Realizada pela Acipi e Via Ágil com o apoio da Semuttran, a iniciativa segue até outubro

Na tarde desta quarta-feira, 31 de julho e véspera do aniversário de 252 anos de Piracicaba, a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) junto à Via Ágil e Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes) reuniram a imprensa para apresentar a frota de ônibus urbanos com as campanhas: “Antigas Vias” e “7 MaraVias de Piracicaba”.

Durante a apresentação foi possível ver de perto o resultado da adesivação em homenagem à cidade que é composta por oito ônibus, sendo um deles articulado.

A circulação desses veículos segue até outubro, período no qual estarão à disposição da população em diferentes rotas.

“É uma iniciativa que vai embelezar a cidade. Nós somos apaixonados por Piracicaba e, cada vez que nós temos um evento como esse, mostramos, ainda mais, o nosso amor pela cidade. Quero agradecer a Via Ágil pela parceria”, falou Luiz Carlos Furtuoso, presidente da Acipi que participou da coletiva acompanhado de seu vice-presidente, Maurício Benato e do diretor de Comunicação da entidade, Aldano Benetton Filho.

O idealizador das campanhas e coordenador de Comunicação e Marketing da Via Ágil, Fernando Galvão, destaca o viés comemorativo dos projetos.

“Unimos os fotógrafos da cidade, dando crédito em cada ônibus. É uma exposição de foto ambulante, um presente de aniversário para a cidade de Piracicaba.”

7 MaraVias de Piracicaba

Sob as lentes dos talentos fotográficos, sete ônibus estampam a beleza das principais ruas e avenidas atuais do município.

“É um momento muito importante da minha carreira porque fazer parte da história e, agora, estar nas ruas com crédito nos ônibus, como uma ação de intervenção urbana é fantástico. Estou muito feliz”, expressa Claudinho Coradini, fotógrafo da rua Comendador Pedro Morganti.

Única mulher entre os artistas e com o trabalho exposto em dois ônibus com fotos das avenidas Presidente Kennedy e Cruzeiro do Sul, a fotógrafa Amanda Vieira celebra a conquista. “Acho importante ter uma mulher representando e ter dois ônibus traz maior visibilidade. Cada foto tem uma história e toda vez que tem algo para celebrar a cidade fico feliz em participar.”

Sob autoria dos fotógrafos Antonio Trevelin, Del Rodrigues e Emerson Passarin, entre as demais vias retratadas no projeto estão:

  • Av. Armando de Salles Oliveira;
  • Av. Dr. Paulo de Moraes;
  • Rua Antônio Corrêa Barbosa;
  • Ponte Irmão Rebouças.

Antigas Vias

O projeto Antigas Vias reforça o sentimento de nostalgia e valorização de Piracicaba em um momento duplamente propício.

“Nessa oportunidade lançamos o primeiro ônibus-articulado, que vai estar em fase de teste pela linha Vila Sônia-Centro no horário de pico. Um ônibus também adesivado com as Vias Antigas de Piracicaba”, conta Jorge Akira, secretário municipal de Trânsito e Transportes sobre o ônibus-articulado que somava quase 16 anos longe das ruas piracicabanas.

A outra oportunidade está na comemoração do aniversário de 252 anos do município.

Esse momento foi enfatizado pelo letreiro que trazia a mensagem “Parabéns Piracicaba”.

Outro destaque foi o número do veículo, propositalmente numerado como 252.

Neste projeto, o ônibus estampa 13 fotos de locais conhecidos dos moradores:

  • Teatro Santo Estevam (local de fundação da Acipi na década de 30);
  • Escola Moraes Barros, a primeira agência de carros de Piracicaba (1923);
  • Construção da Estação da Paulista (1922);
  • Prédio Comurba e outros.

Os arquivos foram cedidos pelo IHGP (Instituto Histórico e Geográfico de Piracicaba) e pelo colecionador Zinsly de Mattos.

“Para nós do Instituto Histórico essa iniciativa representa um prêmio. Nós somos guardiões da história da cidade há 52 anos. Com esse acervo maravilhoso andando pelas ruas, as pessoas vão conhecer um pouquinho da história e, a partir disso, valorizar ainda mais essa cidade que nós amamos”, expressa Valdiza Caprânico, presidente do IHGP.

“Quero agradecer à Acipi e à Via Ágil. Essas fotos estão comigo há duas décadas. Elas são muito bem-feitas, muito bem elaboradas fotograficamente falando, só que não adianta ficarem guardadas comigo em casa sem ninguém ver, tem que divulgar. Agradeço muito pela ideia”, finaliza Mattos.