Pesquisa de mercado: o que é e como analisar

Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, todos os dias gestores tomam importantes decisões. O crescimento das organizações depende de como são direcionados esses esforços.

Para auxiliá-lo neste processo, o primeiro passo, fundamental para ser mais assertivo, é obter informações em pesquisas que mostrem um termômetro do mercado, ambiente no qual os negócios acontecem.

Assim, no intuito de entender este público-alvo e gerar insights, até mesmo para novos investimentos, você deve conhecer as particularidades de seu ramo de atuação, incluindo seus pontos fortes e fracos e a análise dos concorrentes.

Veja, abaixo, como conseguir essa vantagem competitiva e aplicá-la no cotidiano da sua empresa.

O que é uma pesquisa de mercado?

Uma pesquisa de mercado consiste na coleta de qualquer tipo de informação acerca das empresas e do desempenho delas, a fim de mensurar resultados.

Ela tem como objetivo orientar o empreendedor a planejar suas ações de forma mais efetiva e inteligente, no intuito de traçar caminhos, atingir metas e vender mais.

Os dados valiosos de uma pesquisa servem para balizar a economia, identificar tendências e para saber como se comportam as comercializações em determinados períodos.

Por que analisar?

O desafio, ao receber tantos dados, é saber o que fazer com eles.

Uma interpretação aprofundada deles possibilita a compreensão de muitos fatores que auxiliam na tomada de decisões.

Portanto, é importante seguir alguns passos:

  • Reúna-se com sua equipe, apresente os dados e coloque em prática técnicas de brainstorming;
  • Analise as informações e entenda como elas podem impactar no seu negócio;
  • Crie um plano de ações para sua empresa, pautado nesses resultados;
  • Defina estratégias diárias e mensais a partir do seu planejamento.

Como ter acesso a esses dados?

Para dar suporte aos empreendedores nesta tomada de decisões, a Acipi desenvolveu o IVV-P (Índice de Vendas do Varejo de Piracicaba), em parceria com o Grupo PET-GAEA (Programa de Educação Tutorial – Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) da Esalq/USP (Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz).

O levantamento reflete a variação nas vendas do varejo de bens, em Piracicaba, ao estudar os seguintes segmentos:

  • Alimentício
  • Vestuário
  • Higiene e Cuidados Pessoais
  • Automotivo
  • Habitação

A relação de itens de cada cesta pode ser acessada no eBook completo do IVV-P.

O índice une dados quantitativos, qualitativos e tem como princípio oferecê-los mensalmente aos empresários para que eles possam estar por dentro do contexto macroeconômico local.

E para que seja possível desenvolver o conteúdo da pesquisa, a participação das empresas é fundamental.

Por isso, equipe especializada do PET-GAEA entrará em contato com sua empresa, por e-mail, solicitando números de itens vendidos em determinado mês.

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