Seja em pequenas, médias ou grandes empresas, todos os dias gestores tomam importantes decisões. O crescimento das organizações depende de como são direcionados esses esforços.
Para auxiliá-lo neste processo, o primeiro passo, fundamental para ser mais assertivo, é obter informações em pesquisas que mostrem um termômetro do mercado, ambiente no qual os negócios acontecem.
Assim, no intuito de entender este público-alvo e gerar insights, até mesmo para novos investimentos, você deve conhecer as particularidades de seu ramo de atuação, incluindo seus pontos fortes e fracos e a análise dos concorrentes.
Veja, abaixo, como conseguir essa vantagem competitiva e aplicá-la no cotidiano da sua empresa.
O que é uma pesquisa de mercado?
Uma pesquisa de mercado consiste na coleta de qualquer tipo de informação acerca das empresas e do desempenho delas, a fim de mensurar resultados.
Ela tem como objetivo orientar o empreendedor a planejar suas ações de forma mais efetiva e inteligente, no intuito de traçar caminhos, atingir metas e vender mais.
Os dados valiosos de uma pesquisa servem para balizar a economia, identificar tendências e para saber como se comportam as comercializações em determinados períodos.
Por que analisar?
O desafio, ao receber tantos dados, é saber o que fazer com eles.
Uma interpretação aprofundada deles possibilita a compreensão de muitos fatores que auxiliam na tomada de decisões.
Portanto, é importante seguir alguns passos:
- Reúna-se com sua equipe, apresente os dados e coloque em prática técnicas de brainstorming;
- Analise as informações e entenda como elas podem impactar no seu negócio;
- Crie um plano de ações para sua empresa, pautado nesses resultados;
- Defina estratégias diárias e mensais a partir do seu planejamento.
Como ter acesso a esses dados?
Para dar suporte aos empreendedores nesta tomada de decisões, a Acipi desenvolveu o IVV-P (Índice de Vendas do Varejo de Piracicaba), em parceria com o Grupo PET-GAEA (Programa de Educação Tutorial – Gerenciamento e Administração da Empresa Agrícola) da Esalq/USP (Escola Superior Agricultura Luiz de Queiroz).
O levantamento reflete a variação nas vendas do varejo de bens, em Piracicaba, ao estudar os seguintes segmentos:
- Alimentício
- Vestuário
- Higiene e Cuidados Pessoais
- Automotivo
- Habitação
A relação de itens de cada cesta pode ser acessada no eBook completo do IVV-P.
O índice une dados quantitativos, qualitativos e tem como princípio oferecê-los mensalmente aos empresários para que eles possam estar por dentro do contexto macroeconômico local.
E para que seja possível desenvolver o conteúdo da pesquisa, a participação das empresas é fundamental.
Por isso, equipe especializada do PET-GAEA entrará em contato com sua empresa, por e-mail, solicitando números de itens vendidos em determinado mês.
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