O ICV-P (Índice de Confiança do Varejo de Piracicaba), levantamento mensal realizado pela Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), apontou aumento de 2,35% no mês de setembro.
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Esta é a terceira variação positiva do ano, passando de 103,71 para 106,15 pontos na análise, se comparado com o mês anterior. A primeira alta se deu em abril deste ano, quando o índice foi positivo em 4,5%.
O ICA (Índice de Confiança Atual), que mede a confiança dos varejistas em relação à economia e às suas vendas no mês, teve resultado semelhante. A análise registra crescimento de 3,38%, no período analisado.
Também foi observado um resultado positivo em relação à perspectiva futura da economia, mensurada pelo ICF (Índice Futuro), que teve aumento de 1,58% em setembro, enquanto o índice de agosto registrou crescimento melhor, de 7,54%.
Segundo o presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, os números positivos refletem uma tendência natural de melhores expectativas, que estão relacionadas à chegada do fim do ano.
“Além disso, funcionários de alguns setores, como os do comércio, recebem o reajuste anual do salário, sem falar no pagamento do 13º salário, que incrementa a renda do consumidor. Outro fator que pode estar ligado ao crescimento do índice é a expectativa de um novo governo. Apesar do elevado número de desempregados, o Brasil gerou mais de 130 mil novos postos de trabalho em setembro deste ano”, afirmou.
Confiança do varejo em cada segmento
Os setores analisados apresentaram variação diferente. O segmento de Habitação cresceu 4,70%, porém o aumento foi menor que no mês anterior, quando o índice registrou 14,59%. No setor Automotivo, segundo resultado calculado pela Ejea, o aumento foi maior que os demais setores, ficando em 22,95% em relação ao mês anterior.
“É interessante ressaltar que esse crescimento nas vendas do setor ocorreu em todo o país”, comentou a coordenadora do ICV-P, na Esalq-USP, Gabriela Naves Caixeta, com orientação do professor Eduardo Spers.
O setor de Alimentação foi o que registrou dado contrário aos demais, apresentando uma queda de 2,70%, quando comparado ao mês passado, e um aumento de 5,72% em relação a agosto.
Os comerciantes desse setor alegaram, durante a pesquisa, que o desemprego generalizado pode ser o motivo da queda nas vendas desse mês.
Diferente do mês anterior, os setores de Vestuário e Higiene e Cuidados Pessoais tiveram comportamentos crescentes, de 14,65% e 18,81%, respectivamente.
“Este movimento positivo em todos os índices avaliados nos últimos dois meses confirma uma reversão nas expectativas que vinham acumulando uma sequência negativa. A proximidade das datas comemorativas do final do ano e a mudança de perspectiva com a chegada de um novo governo podem ser explicações para esta mudança”, ressaltou Gabriela.
Histórico
O ICV-P é calculado desde 2014, com base em entrevistas realizadas mensalmente com 200 comerciantes e contempla três tipos de indicadores: o ICA (índice atual), que mede a expectativa atual dos comerciantes; o ICF (futuro), que mede a expectativa futura, e o ICV-G (geral), que leva em conta as vendas atuais e a perspectiva futura do comerciante piracicabano em relação à economia.
O levantamento é utilizado como referência para os tomadores de decisão de Piracicaba e região, conforme a Ejea. A partir do último mês de julho, foi inserido na análise também o setor Automotivo. Portanto, o levantamento tem como base cinco setores predominantes no município: Higiene e Cuidados Pessoais, Alimentação, Vestuário, Habitação e Automotivo.
Serviço – Outras informações sobre o índice de confiança do varejo com a equipe da Ejea/Esalq-USP pelo e-mail icv.piracicaba@gmail.com