1º Encontro de Gestão de Pessoas: participação de diretora da IBM Brasil

“Como estamos nos preparando para o futuro?” foi o tema da palestra de Christiane Berlinck, diretora de Recursos Humanos da IBM Brasil (International Business Machines), no 1º Encontro de Gestão de Pessoas, realizado hoje (26) pela Acipi Escola de Negócios. O evento reuniu cerca de 100 profissionais da área e permitiu o networking entre eles.

Com o objetivo de proporcionar uma reflexão sobre como os líderes da área de Recursos Humanos tendo em vista os desafios da gestão de pessoas. Christiane destacou algumas de suas experiências na IBM Brasil, empresa centenária  e mundialmente reconhecida na área de informática.

Confira o que foi abordado durante o evento nos próximos tópicos!

1º Encontro de Gestão de Pessoas

Entre as dicas para um futuro de sucesso, a profissional elencou a projeção da organização para a melhor experiência dos funcionários, a partir de integra algumas ações na rotina e cultura da empresa como escutar as pessoas, colaborar nos objetivos, medir resultados, manter estratégias atualizadas, sincronia com o CEO e executivos da diretoria.

Para a diretora de RH, as empresas têm de se reinventar com base em três pilares: representatividade, transparência e autenticidade.

“O mundo está diferente dos últimos 20 anos e continuará sendo nos próximos 20. A velocidade da mudança será muito maior. As tecnologias disruptivas estão chegando no mercado com rapidez e a transformação só ocorre se as pessoas quiserem mudar. Isso se reflete dentro das empresas. A combinação de habilidades digitais e comportamentais está se tornando uma nova moeda competitiva à medida que as organizações disputam para garantir os melhores talentos”, disse.

Ela também aponta que uma das tendências atuais é a criação de uma cultura aberta na empresa. “É necessário criar essa cultura na qual os funcionários tenham o poder de compartilhar ideias, agir e tenham voz, fazendo parte do todo. Os líderes de RH devem estar focados em novas formas de trabalho, utilizando metodologias como agile, que empodera equipes multidisciplinares, e Design Thinking, colocando o funcionário no centro para cocriar. Quando os colaboradores se sentem ouvidos e partes da organização, os resultados refletem nos negócios”, explicou.

O Diretor da Acipi Escola de Negócios, Thiago Lima Salgado mencionou que o evento vai ao encontro do objetivo da entidade, que é agregar valor aos profissionais. “Acreditamos que, quando desenvolvemos pessoas, fortalecemos as empresas e produzimos impacto muito grande ao nosso redor. A ideia é que a Acipi Escola de Negócios possa trazer, para Piracicaba, os principais temas que ajudem a lidar com os desafios do dia a dia e que gerem benefícios aos negócios de cada empreendedor”, ressaltou.

O 1° Encontro de Gestão de Pessoas teve patrocínio da Sicoob Cocre, Unimed Piracicaba e Uniodonto Piracicaba.

A profissional

Christiane Berlinck tem 18 anos de experiência no mercado e já atuou, também, nas áreas de financas, operações e marketing. É formada em Engenharia de Produção pela UFRJ, pós-graduada em finanças pela PUC Rio, tem MBA executivo pela Dom Cabral e curso executivo na Singularity University, corporação do Vale do Silício, nos Estados Unidos. Está há sete anos na área de RH e há dois anos na posição de diretora de RH da IBM Brasil.