Responsabilidade é na ACIPI.

Dentro de um cenário de evolução, a Associação Comercial e Industrial de Piracicaba tem o compromisso de se aproximar, cada vez mais, com as práticas e diretrizes do ESG.

O Conceito de ESG

O grande desafio das empresas nos tempos de globalização tem sido assegurar aos seus stakeholders uma boa qualidade da gestão e o aumento do valor da empresa, por meio do gerenciamento de questões ambientais, sociais e de governança corporativa, temas que formam o ESG.

ESG é a sigla para Environmental, Social and Governance (que é traduzida como Ambiental, Social e Governança). Criada pela Organização das Nações Unidas (ONU), o conceito visa definir critérios e ações que devem ser colocados em prática para solucionar problemas que englobam os três tópicos. O objetivo é medir a sustentabilidade e o impacto ético de uma empresa.

O conceito se destacou para o mundo corporativo em 2004, quando a ONU, em conjunto com instituições financeiras, desenvolveu diretrizes e recomendações sobre como integrar essas questões e criaram o relatório “Who Cares Wins”, que pode ser traduzido como Ganha quem se Importa.

De forma resumida, o documento traz as seguintes proposta:

Os três pilares RSG se complementam e têm o intuito de gerar tanto retornos financeiros quanto impactos social e ambiental positivos. Visa aproximar a noção de propósito do negócio com a de lucro.

Como dialogamos com cada pilar:

Responsabilidade Ambiental.

Essa diretrizes da diretoria são reflexo de práticas que implementamos gradativamente durante os últimos anos, como:

Responsabilidade Social.

Nessa frente, temos orgulho de ser, desde 2023, o berço regional do Programa de Formação Socioprofissionalizante do Projeto Pescar, que conecta conhecimentos e atitudes para transformar vidas de jovens adolescentes.

O diferencial do Projeto Pescar é a composição da grade do curso, com mais de 60% dela dedicada a trabalhar as questões comportamentais e o autoconhecimento, desenvolvendo aspectos pessoais em prol da formação socioafetiva em sua integralidade.

O curso prioriza o desenvolvimento de profissionais baseando a aprendizagem nas habilidades e conhecimentos prévios dos jovens de modo a desenvolver 7 competências que são elas: Aprender a Aprender, Ser protagonista, Ser responsável e comprometido, Ser democrático ético e cidadão, Trabalhar e produzir em Equipe, Resolver Situações Problema, Compreender contextos e se comunicar.

Diversas parcerias com o Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba e envolvimento com os projetos que fomentam o desenvolvimento social, como Pira Sem Fome.

Responsabilidade Governamental.

Somos auditados anualmente pela Grant Thornton Auditoria e Consultoria Ltda., unidade internacional, a fim de zelar pela ética, transparência e integridade das ações em meio aos grupos de interesse com os quais nos relacionamos.

Além disso, criamos um projeto junto à consultoria Camila Bianca Desenvolvimento Humano para melhor compreensão sobre o clima, a cultura organizacional e as oportunidades de desenvolvimento das lideranças e plano de carreira, promovendo uma eficiência na gestão de pessoas, o estreitamento dos laços dos colaboradores com a cultura e as estratégias de negócio e tornando a comunicação interna mais assertiva.