Acipi abre Semana da Pátria

 

Na manhã do dia 5 de setembro, a Acipi realizou a abertura oficial da Semana da Pátria. Há anos, a entidade promove a tradicional solenidade, que dá início as comemorações à Independência do Brasil em Piracicaba. Nesse ano, a celebração foi ainda mais especial, pois foi alusiva aos 200 anos do Grito do Ipiranga. Diretores, conselheiros e funcionários da Acipi, além de alunos da E.E Moares Barros, atiradores do TG 02028 e autoridades, participaram do ato cívico.

Após o hasteamento das bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo e de Piracicaba, e execução do Hino Nacional, o vice-presidente da Acipi, Mauricio Benato falou sobre a importância de dar sequência nesse tradicional ato de cidadania. “Nada mais emocionante do que estar em frente a essas crianças, que são o futuro do nosso País. São 200 anos construindo a liberdade e buscando por melhores condições. Ainda temos muito o que fazer pelo Brasil e, com esse propósito, a Acipi e todos que aqui estão podem fazer um bairro, uma cidade, um estado, uma nação melhor”, exaltou o vice-presidente.

Em tom poético, o diretor Cultural, Palmiro Romani, falou sobre a bicentenário da independência. “Há 200 anos o Brasil se tornava independente. E o que podemos aprender com esses dois séculos? Essa conquista vai muito além! É preciso ter um propósito, que haja como combustão entre o desejo e a concretização que nos remete até os dias de hoje. Assim, esse desejo nada mais é do que a nossa liberdade. Há 200 anos o povo brasileiro se tornava livre (…) um direito fundamental previsto na constituição e que é a garantia básica a dignidade humana”, disse Romani.

Representando o prefeito Luciano Almeida, o comandante Nunes, da Guarda Civil, falou sobre cidadania. “Ao ouvirmos a palavra independência, automaticamente a relacionamos com liberdade, autonomia no poder decisão e desenvolvimento. Aspectos esses que são fundamentais para uma pátria definitivamente livre. E, por isso, estamos aqui nesta manhã. Para lembrar a todos sobre os direitos e deveres de cada cidadão”, apontou o comandante.

O primeiro sargento do Exército, Felipe Silva de Carvalho, discursou sobre o orgulho em participar desse evento de patriotismo. “A Acipi, uma entidade patriota na sua essência, sempre apoiou de forma neutra, porém intensa, as alusivas à nossa Pátria, o que incentiva a formação de cidadãos mais conscientes”, expôs o sargento.

Também presente, o presidente da Câmara de Vereadores, Acácio Godoy, lembrou da importância de celebrar os valores e a diversidade. “Para mim, a presença desses estudantes, dessas crianças, é o maior símbolo de esperança para o nosso Brasil. O que estamos comemorando aqui são os valores da sociedade, os direitos individuais e coletivos. Se hoje estamos aqui, é porque muitos defenderam esses valores e alguns até a vida perderam nessa luta. Viva o Brasil”, completou o vereador.

Desfile de 7 de setembro

A Acipi, em mais um ano, doou 10 mil bandeirinhas à Secretaria de Educação de Piracicaba, que distribuirá para os alunos da rede pública. O intuito é colorir ainda mais as ruas da cidade e oferecer a todos a oportunidade de demonstrar amor à Pátria durante o desfile de 7 de setembro.

Diretores, conselheiros e funcionários da Acipi, além de atiradores do Tiro de Guerra e estudantes participaram do ato cívico.