Acipi comemora Semana da Pátria em ato de civismo

Para resgatar a história da Independência do Brasil, celebrada em 7 de setembro, a Acipi promove, anualmente, a “Semana da Pátria“.
Os objetivos são reavivar o espírito cidadão e incentivar o exercício do civismo em crianças, jovens e adultos.
Neste ano, o evento ocorre no dia 2 de setembro, a partir das 7h30, no hall de entrada da sede central da entidade.

Semana da Pátria

A solenidade reunirá o presidente e diretores da Acipi. “A Associação dá muito valor às cores da bandeira e ao patriotismo.
Tudo isso estava se perdendo. Temos muito orgulho em fazer parte da entidade e promover momentos de reflexão do nosso novo país.
A Acipi está ao lado do Brasil verde e amarelo”, salientou o diretor cultural da Acipi, que encabeça a iniciativa, Palmiro Romani.
Estarão presentes, também, autoridades, 54 alunos da Escola Estadual Morais Barros, além de mais de 95 atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, TG 02-028, que se apresentam em marcha até o hasteamento da bandeira, como sinônimo de respeito e reverência à Pátria. 
Na sequência do ato cívico, os participantes poderão desfrutar de um café da manhã.
Ainda para marcar esta importante data, uma das tradições da entidade é distribuir, na semana que antecede o dia 7 de setembro, um total de 10 mil bandeirinhas do Brasil aos participantes, para escolas municipais e estaduais.
A entrega à comissão dos eventos cívicos, presidida por Pedro Cruz, aconteceu na tarde do dia 26 de agosto, na Secretaria Municipal de Educação. O símbolo da nação será levado durante o desfile cívico-militar, do qual a Acipi Móvel também participa.
“A doação é uma importante contribuição para que possamos sempre resgatar datas históricas como esta e discutir o patriotismo junto às crianças da rede municipal de ensino. Somos muito gratos à Acipi por essa colaboração”, disse a secretária de Educação, Ângela Jorge Corrêa.
Como parte da programação cultural, a entidade preparou uma novidade para este ano. De forma lúdica e didática, o contador de histórias Evair Sousa narrará os principais pontos do processo de independência do Brasil, que se estendeu de 1821 a 1825.
“Esta é uma forma de permanecer viva a história do nosso país. Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se esquecendo do verdadeiro significado da data”, comentou Sousa. Repertório musical com a Banda União Operária também compõe as diversas ações planejadas para o evento.
SERVIÇO
Semana da Pátria
Data: 2 de setembro de 2019
Horário: 7h30
Informações: (19) 3417-1766, ramal 736, ou lucas@acipi.com.br