Acipi promove Semana da Pátria

Cerca de 150 pessoas estiveram reunidas na sede da Acipi , na manhã de hoje (4/9), para o evento Semana da Pátria.
Num ato de civismo, estudantes, diretores, conselheiros e colaboradores da entidade, vereadores e secretários municipais, acompanharam o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Piracicaba, coordenado pelos atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba, TG 02-028, sob o comando do chefe de instrução, subtenente Luiz Fernando Barbosa Ferreira.
Também estiverem presentes na solenidade, representantes da Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros e Polícia Militar.

Semana da Pátria

O vice-presidente da Acipi, Maurício Benato, destacou que a entidade tem como tradição a distribuição de bandeirinhas do Brasil nas semanas que antecedem ao Dia da Independência.
Este ano, até o dia 7, a associação distribuirá o total de 12 mil bandeirinhas para escolas municipais, estaduais e durante o desfile cívico-militar. “Muito mais que isso, não podemos lembrar desta importante data apenas como uma tradição, mas sim, o ato de respeito à Pátria deve ser lembrado e praticado sempre por todos nós”, diz.
Benato, em sua fala, também mencionou o fato recente do Museu Nacional, no Rio de Janeiro. “Neste ato da Acipi, nesta homenagem à Semana da Pátria, é preciso resgatar o que é a Pátria. Como exemplo recente, tivemos o fato que ocorreu com o museu, no Rio de Janeiro. Não podemos deixar acontecer o mesmo com o nosso país. Somos responsáveis por levar este país pra frente. As eleições estão aí, diferenças políticas existem, mas patriotismo, amor e coragem, ninguém pode tirar de nós. Que este ato não seja apenas tradição, mas um resgate aos valores que a nossa Nação precisa”, enfatiza o vice-presidente.
O evento Semana da Pátria contou, também, com a participação dos alunos e professores da escola estadual “Morais Barros”, com o objetivo de incentivar os estudantes ao exercício da cidadania e civismo.

Independência di o Brasil

O chefe de instrução do Tiro de Guerra fez um resgate histórico da Independência do Brasil. “Somente no dia 29 de agosto de 1824, foi reconhecida, por Portugal, a independência do Brasil. Independência que hoje clama toda a nossa sociedade. Nós devemos ser independentes em nossos pensamentos e buscar sempre o melhor para o nosso país. A bandeira que nós, militares, ostentamos, é uma bandeira única, a bandeira do nosso povo brasileiro. Nós somos povo brasileiro e defenderemos toda a Nação, se necessário for, até a morte. Que este dia possa ficar marcado no coração de todos aqui presentes. Devemos ter independência e lutar pelos nossos direitos. Nós, juntos, somos mais fortes. Brasil acima de tudo”, declara.
Representando a Câmara de Vereadores de Piracicaba, a vereadora e coronel Adriana Cristina Sgrigneiro Nunes discursou sobre “recuperar e preservar o sentido de Nação”.
“Estamos aqui hoje porque não é só o Exército e as instituições militares que devem preservar este sentido de Nação, de patriotismo. Todos nós temos de preservar porque uma Nação não existe se o seu povo não estiver unido e não tiver ordem. Durante muitos anos cultuou-se a desordem e nós queremos recuperar isso para que a nossa Nação tenha progresso e, finalmente, nós consigamos ser realmente independentes e livres, pois não conseguimos até hoje”, discursa.
O vice-prefeito do município, José Antonio de Godoy, falou sobre a importância de refletirmos a Pátria sob a ótica das eleições que ocorrem neste ano.
“Devemos analisar o sentimento de Pátria, de deveres e responsabilidade em um nível muito maior. É um ano em que nós elegeremos as principais autoridades que conduzem o nosso país e o nosso Estado. Devemos escolher bons representantes neste ano, pessoas que, nos próximos anos, conduzirão o destino de nossa Nação. Quando se fala em Semana a Pátria, se fala em liberdade, independência. Mas temos que avaliar que junto com liberdade e independência, vêm um terceiro item, um dos mais importantes para todos que querem formar uma Nação: o dever, a responsabilidade. Não existe liberdade e independência se todos nós não tivermos responsabilidade e o dever de fazer com que as coisas sejam cumpridas”, finaliza o representante do Executivo.
Após o cerimonial da Semana da Pátria, os presentes assistiram à apresentação do Canil do 10º Batalhão da Polícia Militar do Interior.