A abertura da Semana da Pátria 2024 em Piracicaba ocorrerá no próximo dia 2 de setembro, às 7h30, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba). O evento contará com a participação especial do Tiro de Guerra de Piracicaba, de alunos da Escola Estadual Morais Barros, autoridades, membros da Diretoria, Conselho e colaboradores da entidade. Durante o ato, haverá a tradicional entrada das bandeiras, o cântico do Hino Nacional e discursos.
A cerimônia na Acipi marca o início das celebrações cívicas da Semana da Pátria, um período que culmina no desfile cívico que será realizado no dia 7 de setembro, no Estádio Barão da Serra Negra, promovido pela Prefeitura de Piracicaba.
Palmiro Romani, diretor de Cultura da Acipi, destaca que a abertura da Semana da Pátria é uma oportunidade de celebrar um dos momentos mais importantes da história nacional, reforçando o sentimento de união e pertencimento. “Ao longo dos nossos 91 anos, essa tradição continua sendo mantida. A programação está sendo cuidadosamente elaborada para valorizar essa data comemorativa”, afirma Romani.
Para o presidente da Acipi, Mauricio Benato, é uma honra para a entidade sediar a abertura da Semana da Pátria 2024 em Piracicaba. “A participação do Tiro de Guerra, dos alunos da Escola Estadual Morais Barros e a entrada das bandeiras representam a união de diferentes gerações em torno do amor à pátria e ao respeito à nossa história”, ressalta Benato.
Desfile Cívico – O Estádio Barão da Serra Negra será o palco do desfile cívico de 7 de setembro, que este ano terá como tema “Piracicaba: História Viva à Beira do Rio”, enfatizando a importância da preservação do manancial. O evento, promovido pela Prefeitura de Piracicaba, reunirá mais de 5.000 participantes, incluindo 90 escolas da Rede Municipal de Educação, duas escolas estaduais, diversas entidades, atletas da Selam (Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Atividades Motoras), membros de projetos da Smads (Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social), além de representantes do Exército, da Guarda Civil e do Corpo de Bombeiros. A programação tem início a partir das 8h. O público poderá acessar o estádio pelos portões da Avenida Independência. A entrada dos participantes do desfile será pela Rua 13 de maio, com dispersão pela Rua Silva Jardim.