Ato de civismo abre comemorações da Semana da Pátria

Com o objetivo de incentivar o exercício do civismo e reavivar o espírito cidadão, a Acipi realizou, na manhã de hoje, a abertura das comemorações da Semana da Pátria.

O ato em alusão à independência do Brasil ocorreu no hall de entrada da sede central da entidade e reuniu cerca de 200 pessoas, entre estudantes, diretores, conselheiros, colaboradores da entidade e autoridades.

A cerimônia teve início com a presença de 95 atiradores do Tiro de Guerra de Piracicaba (TG 02-028), a entrada do pavilhão nacional e das bandeiras do Brasil, Estado de São Paulo e de Piracicaba, conduzidas pela Guarda Bandeira, sob o comando do Chefe de Instrução, Wolmer Luiz de Oliveira Santos.

Ao som do Hino Nacional Brasileiro, executado pela Banda União Operária, as bandeiras foram hasteadas, respectivamente, pelo presidente da Acipi, Luiz Carlos Furtuoso, coordenador de eventos cívicos, Pedro Cruz, e presidente da Câmara de Vereadores, Gilmar Rotta.

Furtuoso salientou a importância da data, que faz referência à independência de um país livre e democrático.

“A liberdade de um povo é uma das coisas mais sagradas.
Cada um pode escolher o seu caminho, construir o seu futuro e acreditar na sua fé.
A Acipi tem orgulho de participar ativamente da semana da independência do Brasil.
Na minha infância, os eventos cívicos eram muito cultuados.
Isso nos fez ter como meta defender sempre a liberdade do povo.
Esse momento significa continuar lutando por um país livre e democrático.”

Para complementar a fala do presidente, o diretor cultural da Acipi, Palmiro Romani, declamou a poesia “A Pátria”, de Olavo Bilac.

“Nós vivemos um Brasil brasileiro, verde e amarelo. É isso que mais emociona. Se fosse proclamada a República hoje, a liberdade diria: o Brasil é somente dos brasileiros”, disse.

Na sequência, Cruz ressaltou a importância de celebrar a independência do país.

“Precisamos comemorar esta transição que o Brasil está passando, esse momento especial que o país atravessa.
Com esta motivação, ao resgatarmos esses atos de civismo e amor pela pátria, é que nós vamos fazer deste país uma grande nação”, falou.

Rotta, em seu discurso, comentou sobre a relevância do trabalho da Acipi para o desenvolvimento do município.

“A Acipi é uma entidade que olha por Piracicaba e participa diariamente das atividades da cidade, cuidando de seus associados, funcionários e toda a população.
É uma instituição que vem ajudando o município a crescer diariamente, auxiliando, também, no desenvolvimento econômico e em todas as decisões tomadas. A entidade prevê um futuro melhor para a cidade e para o país.”
APRESENTAÇÃO MUSICAL
Alunos de duas turmas do 5º ano da Escola Estadual Morais Barros se apresentaram cantando, na ocasião, a música “Depende de nós”, de Ivan Lins.
A canção escolhida, segundo a diretora da instituição, Silmara Aparecida Romani, faz alusão à tomada de decisões e ao momento atual do país.

“Temos que ter o civismo e o amor à pátria como uma meta. Através disso, podemos construir um Brasil melhor”, destacou.

Entender o contexto histórico também é fundamental. Segundo a professora Nelvia Serpa Vale, a independência do Brasil faz parte da grade curricular dos alunos e já foi tema trabalhado em sala de aula.
CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS
Como parte da programação cultural, o contador de histórias Evair Sousa narrou, de forma lúdica e didática, os principais pontos do processo de independência do Brasil.

“Esta é uma forma de permanecer viva a história do nosso país.
Com a correria do dia a dia, as pessoas acabam se esquecendo do verdadeiro significado da data”, comentou.

Após a atividade, o evento foi encerrado com um café da manhã servido aos participantes.