CONECTAR PARA RIR 51º Salão Internacional de Humor abre mostra paralela sobre ambiente digital na Acipi

Vendas, empreendedorismo e o ambiente digital refletindo sobre tendências atuais de mercado de forma criativa e bem-humorada. Essas algumas das temáticas da exposição Conectar para Rir!, mostra paralela do 51º Salão Internacional de Humor de Piracicaba (Sihp) que será realizada na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) da próxima quarta-feira (dia 4) até 3 de novembro, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Os 20 trabalhos integram o acervo original do Salão de Humor e foram selecionados por dialogarem diretamente com o universo do empresário, empreendedor e comerciante. A parceria entre Acipi e o Salão de Humor evidencia dois pontos fortes das duas entidades: o comércio e o humor, com muita criatividade. As obras abordam situações relacionadas ao mercado, produtos, vendas e comércio online, utilizando o humor para promover uma reflexão sobre hábitos de consumo, exposição de marcas nas redes, reviews e temas correlacionados. Os trabalhos são de artistas gráficos brasileiros, da Indonésia, Colômbia, Portugal, Itália, Índia e Cuba.

O presidente da Acipi, Maurício Benato, destaca a importância e o ineditismo da parceria entre a entidade e o Sihp. “É uma grande satisfação para a Acipi receber pela primeira vez uma mostra paralela do Salão de Humor, respeitado mundialmente pela qualidade de seus trabalhos e por uma história de ruptura criativa. Estamos muito felizes em receber a mostra e oferecer essa possibilidade aos visitantes da Acipi”.

Palmiro Romani, diretor Cultural da Acipi, explica que as obras expostas têm um duplo propósito: divertir e provocar a reflexão, cumprindo assim um dos papéis essenciais da arte e da cultura. “Há décadas, o Salão de Humor de Piracicaba provoca, instiga e nos faz pensar. Ele cruza as décadas trazendo à tona os assuntos do momento, sempre atual, vanguardista e provocador. É uma honra para a Acipi essa parceria”, comenta Romani. Sobre o nome da mostra, o diretor cultural da Acipi explicou que se trata de um jogo de palavras com o mote da recém-empossada diretoria da entidade. “‘Conectar para Rir’ faz um paralelo com o ‘Conectar para Fortalecer’, que é a nomenclatura da diretoria presidida pelo Maurício [Benato]. Pensamos nesse nome como uma forma de mostrar o objetivo principal da Acipi, que é gerar conexões, e nesse caso, convidar ao riso”.

ACIPI– Há 91 anos, a Acipi se destaca como uma voz proativa no desenvolvimento econômico de Piracicaba. Fundada em 9 de julho de 1933, tem como objetivo assistir, amparar, orientar, instruir, conectar e defender interesses das empresas associadas atuantes no comércio, indústria e serviços. Sinônimo de credibilidade, tradição e inovação, atua no fomento ao desenvolvimento econômico da cidade e das empresas associadas. Às 6.700 associadas, a Acipi oferece soluções como convênios médico, odontológico, estudantis e funerário; parceria em vagas de estágio e para menores aprendizes; serviço de proteção ao crédito para pessoas físicas e jurídicas; certificação digital; emissão de Certificado de Origem; assessoria jurídica e Câmara de Mediação e Arbitragem; cursos de curta duração e de pós-graduação (Lato Sensu e MBA); treinamentos; workshops; o Inova Acipi (ecossistema de inovação), palestras e espaços com moderna estrutura para locação.

SALÃO – O Salão Internacional de Humor de Piracicaba, em sua 51ª edição, será inaugurado em 31 de agosto no Armazém 14, no Engenho Central. Como principal diferencial nesta edição, pela primeira vez na história do Salão, apenas mulheres selecionam todos os trabalhos da mostra principal. A mostra é uma das mais tradicionais e respeitadas exposições de humor gráfico do mundo. Com um histórico de exposições ininterruptas, o evento atraiu obras de artistas de diversos países, abordando temas como guerras, conflitos civis e políticos, copas do mundo, mazelas socioambientais e as transformações tecnológicas das últimas cinco décadas. Considerado um “símbolo de resistência e vitrine do mundo” por pesquisadores e cartunistas, o Salão consolidou Piracicaba como a Capital do Humor Gráfico e foi registrado como patrimônio cultural e imaterial da cidade.

SERVIÇO:

Conectar para Rir – Acipi recebe mostra Paralela do Salão de Humor