Curso Gestão de Custos e Preços tem início em julho

Dinheiro é um dilema na sua empresa? Nos diversos papéis que ele cumpre na rotina dos negócios – investimento, capital de giro, custos, faturamento, lucro, preços -, a realidade é que as finanças ocupam boa parte das conversas e das preocupações dos empresários.

Conforme levantamento feito em 2016 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), 23% das empresas fecham antes de completarem dois anos de funcionamento.

As três razões principais apontadas por ex-empresários para uma duração tão curta são:

• Impostos, custos, despesas e juros (31%);
  • Vendas, pouca procura, demanda, clientes, forte concorrência (29%) e;
  • Problemas financeiros, inadimplência, falta de linha de crédito (25%).

E mesmo as empresas que estão há mais de dois anos no mercado, as situações acima ainda podem ser problemas recorrentes.

CURSO GESTÃO DE CUSTOS E PREÇOS

Com o objetivo de prestar auxílio e mais informações sobre o tema, a Acipi Escola de Negócios realiza o curso Gestão de Custos e Preços no Varejo, ministrado pela consultora Maria José de Camargo Machado.

As aulas acontecem nas quintas-feiras 4, 11, 18 e 25 de julho das 19h às 22h.

Inscrições são realizadas online pelo site escoladenegociosacipi.com.br, e-mail ou pelo telefone 3417-1766, ramal 725.

CONTEÚDO

Entre os tópicos que serão abordados nas aulas, estão:

• Visão geral dos custos e despesas no varejo;
  • Formas de tributação nas empresas e impactos sobre custos e preços;
  • Planejamento e controle de custos, despesas e investimentos;
  • Enfoque Custo x Volume x Lucro, Margem de Contribuição e Ponto de Equilíbrio em diferentes cenários;
  • Formação do preço de venda e sustentabilidade do negócio.

Os assuntos visam auxiliar a dificuldade enfrentada pelas empresas.

“Um erro comum é deixar a gestão financeira em segundo plano. Isso não ocorre por vontade explícita do empresário, mas sim por uma dificuldade comum no dia a dia de priorizar questões essenciais de produção e venda, e ainda ter que atuar na gestão financeira. Desta forma, poucos empresários realmente conhecem o custo de operação da sua empresa”, aponta a docente.

Dada a situação, conhecer ferramentas que otimizem a gestão auxilia a manter a parte financeira organizada.

Assim, o curso Gestão de Custos e Preços no Varejo visa dar embasamento teórico e prático aos gestores na administração dos custos.

Para tanto, utilizará problemas práticos do cotidiano dos negócios, como:

• Organização dos custos;
  • Formação de preços correta para que as empresas tenham uma sustentabilidade a longo prazo;
  • E o estoque que, quando mal administrado, consome caixa, gerando consequências negativas para a liquidez da empresa.

“Espero que, ao final do curso, os participantes saiam com um diagnóstico feito por eles mesmos do que falta na gestão de custos e preços da sua empresa, e montem um plano de ação de curto e longo prazo para implementar na empresa”, finaliza Maria José.

DOCENTE

Maria José é doutora em Contabilidade e Controladoria pela FEA-USP, consultora e professora em cursos de MBA, Mestrado e Doutorado. Tem experiência como empresária no varejo, além de ter atuado na área de controladoria.

PEC VAREJO

Após abordar os assuntos financeiros, o PEC Varejo dá continuidade à agenda com mais três cursos.

• Gestão de Pessoas, Desempenho e Desenvolvimento no Varejo (06, 13, 20 e 27/08) com Audrey Barretti;
  • Liderando para a Inovação (05, 12, 19 e 26/09) com Ana Cristina Giuliani e;
  • Gestão de Equipe de Vendas (03, 10, 17 e 24/10) com Antonio José Galli.

SERVIÇO

Mais informações sobre o programa e curso Gestão de Custos e Preços no Varejo podem ser encontradas no site: escoladenegociosacipi.com.br

Foto: Pexels