Dezembro/17: Confiança no Varejo de Piracicaba sobe 3,9%

O ICV-P (Índice de Confiança no Varejo de Piracicaba) de dezembro/2017 registrou variação positiva de 3,9% em comparação a novembro do mesmo ano. O índice passou de 118,70 para 123,33 pontos de um mês para o outro, na análise.

O levantamento do ICV-P é realizado pela Ejea/Esalq-USP (Empresa Júnior de Economia e Administração), em parceria com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba).

Confiança no varejo

O índice apresentou alta da confiança no varejo por cinco meses consecutivos em 2017: agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro – fato que caracteriza um ambiente, ainda que de forma tímida, mais favorável às vendas.

Paulo Roberto Checoli, presidente da Acipi, aponta os dados como positivos, mas diz que a economia brasileira ainda inspira cautela.

“Apesar de alguns indicadores demonstrarem o início da retomada econômica, 2017, sobretudo no primeiro semestre, foi um ano crítico para o varejo, o que reflete indiscutivelmente nas expectativas para 2018. Além disso, os empresários precisarão lidar com diversos eventos em 2018, como os feriados prolongados, Copa do Mundo e eleições, que deverão influenciar nas vendas, já que alteram o calendário do país”, analisou.

Empresários otimistas

O ICA (Índice de Confiança Atual) — que mede a confiança dos varejistas em relação à economia e às vendas no mês — seguiu na mesma tendência: apontou um aumento de 10,69% no período, subindo de 127,62 em novembro para 141,27 em dezembro/17.

Essa percepção mais otimista por parte dos empresários em relação ao varejo local também pode ser verificada por meio da variação positiva do sub-índice nas vendas atuais: 4,89%. Neste caso, as vendas da Black Friday podem ter refletido favoravelmente.

Desempenho por setor

Em dezembro/2017, dentro dos segmentos isolados, um dos setores com maior destaque na análise foi o de Alimentação, cujo índice geral apresentou aumento de 6,25%.

Outro segmento com indicador positiva neste período foi, novamente, o de Habitação, que subiu 5,08%. Já o setor de vestuário teve índice geral de 0,61%, quando comparado ao mês anterior; enquanto o setor de Higiene e Cuidados Pessoais também seguiu em alta, com variação de 0,95%.

Expectativas

De acordo com dados do Boletim Focus – Relatório de Mercado, publicado pelo Banco Central em 5 de janeiro/18, a expectativa de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) em 2017 é de 1% e estima-se que a inflação fique em 2,79%. Quanto à produção industrial, o boletim indica uma expectativa de crescimento de 2,25%.

A coordenadora do ICV-P, na Esalq/USP, Milena La Rubia, compartilha da mesma análise de Checoli. “Apesar de o mês de dezembro ser tradicionalmente de maior consumo, muitos varejistas esperavam vender mais no fim de ano”, afirma.

ICV-P

O ICV-P visa divulgar a situação aos empresários, setor público e sociedade as expectativas dos lojistas em relação à economia regional, ao segmento em que atuam e às suas próprias empresas.

O cálculo do índice de confiança no varejo passou por mudanças em sua metodologia e, para uma análise mais elaborada sobre o setor varejista de Piracicaba, a pesquisa passou a apurar de maneira geral e segmentada as expectativas dos empresários.