Empresas associadas à Acipi respondem por 73,5 mil empregos diretos em Piracicaba

Distribuídos entre os setores de indústria, serviços e comércio, os empregos impulsionam a economia local

Responsáveis por 73.538 empregos ativos em Piracicaba, as empresas associadas à Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) garantem, com esse volume de postos de trabalho, uma estimativa de geração de renda e sustento para de cerca de 257,3 mil pessoas, considerando a média de 3,5 pessoas por família, de acordo com projeção padrão do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

De um universo de aproximadamente 7.000 empresas associadas, o levantamento analisou dados de 5.615 empregadoras cadastradas à Acipi, distribuídas entre os setores de serviços, comércio e indústria.

Quanto à empregabilidade, o setor industrial (incluindo agro) lidera com 39.129 empregos ativos (53,2% do total), ressaltando sua importância para o desenvolvimento econômico da cidade. O segmento de serviços concentra 17.273 empregos (23,4%), enquanto o setor de comércio soma 17.136 empregos (23,3%) entre as empresas associadas à entidade.

O vice-presidente das áreas Comercial e Administrativa da Acipi, Mauricio Benato, destacou a importância das associadas como fontes empregadoras e impulsionadoras da economia local. “São números representativos. Importante destacar também que nossas associadas demonstram preocupação permanente com a qualificação da mão de obra. No ano passado, por exemplo, totalizamos mais de 2500 profissionais capacitados em iniciativas educacionais. Essa alta concentração de empregabilidade mostra que as empresas estão comprometidas com a inovação e o desenvolvimento contínuo, garantindo que Piracicaba continue atuando como um polo atrativo para negócios e investimentos”.

Na opinião do presidente da Acipi, Marcelo Delfini Cançado, os indicadores ultrapassam a esfera meramente estatística. “Para a Acipi, esses dados representam vidas e famílias. Cada emprego criado por uma de nossas associadas é uma oportunidade para alguém construir seu futuro e ir em busca de seus objetivos”, afirma.