Jucesp e contadores: Acipi reúne escritórios para alinhar procedimentos

Para otimizar o cotidiano de trabalho entre contadores a o escritório regional da Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo), localizado na entidade, a Acipi e o Sincop (Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba) reuniram, nesta segunda-feira (08/01/2017), proprietários e funcionários de escritórios de contabilidade.
Na ocasião foram apresentadas as inconsistências mais recorrentes no dia a dia entre Jucesp e contadores, as dúvidas dos usuários foram esclarecidas e um check-list distribuído, a fim de alinhar procedimentos.
O superintendente da Acipi, Sergio Fortuoso, destacou, na abertura do evento, que a intenção do bate-papo foi de aproximar o escritório dos usuários. “Nossa ideia é, de cada vez mais, efetuar um atendimento diferenciado e rápido, para atender as expectativas dos profissionais de contabilidade”, disse.
O presidente eleito do Sincop, André Messias, acrescentou que o encontro serve para “eliminar arestas das exigências” cotidianas.

Check-list para procedimentos

O material recebido pelos participantes aponta os documentos necessários para protocolo; informações específicas sobre cada tipo de atendimento, de como podem ser sanadas dúvidas particulares; retiradas e preenchimento de documentos; entre outras dicas.

Jucesp e contadores

Ao longo do ano, mais encontros como este devem acontecer. “Queremos diminuir a distância entre a Junta e os escritórios”, apontou. Segundo o conselheiro do sindicato, Luiz Carlos Giusti, a relação entre ambas as partes “pode ser melhorada a partir do check list”, oferecido aos participantes.
Advogado de um escritório contábil, Felipe Chaves, considerou o encontro positivo. “Foram abordados problemas recorrentes e os esclarecimentos foram importantes para visar a celeridade dos processos”, disse.
Para Fernanda de Souza, membro de outro escritório, o evento foi válido e atendeu às expectativas. “Detalhes foram esclarecidos, problemas em documentos, que os clientes, muitas vezes, não entendem. Podemos aplicar essas dicas no nosso dia a dia”, afirmou.

Jucesp na Acipi

Localizado na sede da Acipi, o escritório local abriu suas portas para atendimento ao público de Piracicaba e região em setembro de 2015, tendo sido viabilizado por meio de convênio entre a Acipi, Prefeitura de Piracicaba, Jucesp e Sincop.
A localização facilita o acesso dos usuários aos serviços da Junta — que antes só eram realizados em São Paulo — e simplifica a rotina entre a Jucesp e contadores. A média para o registro na abertura de empresas, por exemplo, é de 48h.
Entre os serviços realizados estão a análise e o registro de: constituição, alteração, baixa e transformação/conversão dos tipos jurídicos: empresário individual, eireli, sociedade Ltda. e cooperativas; desenquadramento e cancelamento de MEI (Microempreendedor Individual); emissão de fichas cadastrais e certidões; entre outros.
Venha para o atendimento (segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30) ou esclareça suas dúvidas pelo telefone 3417-1766, ramal 772.