Maio/18: 1,5% de queda na inadimplência em Piracicaba

O índice da inadimplência em Piracicaba fechou o mês de maio com queda de 1,5%, na comparação com o mês anterior. O dado é da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), em parceira com a Acipi, e que realiza o levantamento mensalmente.
No acumulado do ano, o índice diminuiu 1,9% e no comparativo com o mesmo mês de 2017, a queda foi ainda maior, de 4,9%. 

Inadimplência em Piracicaba

O indicador de registro de inadimplência é elaborado a partir da quantidade de novos registros de dívidas vencidas e não pagas e o indicador de recuperação de crédito, elaborado a partir das exclusões de registros informadas à Boa Vista SCPC pelas empresas credoras.
A queda no índice segue uma tendência nacional (o país, apesar de registrar aumento de 0,5% no índice, teve queda de 1,3% no acumulado do ano e de 4,5% na comparação com o mesmo período do ano passado), conforme destaca o presidente Luiz Carlos Furtuoso.
“Percebemos que as inclusões têm caído, portanto, menos pessoas estão devendo e estão buscando pagar em dia. Deve ser uma preocupação constante do consumidor para que não encontre problemas quando for buscar crédito ou comprar. A partir do mês de abril, normalmente, há uma queda da inadimplência, já que conseguem quitar as dívidas contraídas no início do ano, como IPVA, IPTU, matrículas escolares etc e, portanto, estão aptas a consumidor com tranquilidade novamente”, aponta.
A Boa Vista é precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informações sobre o histórico de pagamentos, que deixa a análise de crédito mais justa e acessível. Atualmente é referência no apoio à tomada de decisão em todas as fases do ciclo de negócios: prospecção, aquisição, gestão de carteiras e recuperação. 

Recuperação de crédito

Enquanto isso, o indicador de recuperação de crédito, conforme o levantamento da Boa Vista, subiu 1,3% na comparação mensal de maio com o mês de abril. Já no valor acumulado, a recuperação cresceu 9,2% enquanto na variação interanual (mesmo mês do ano anterior) o indicador recuou 6,2%.
“A recuperação de crédito, por sua vez, tem seguido uma tendência do Estado (que, neste levantamento, registrou índice de 0,2% no comparativo de maio para abril; 2,1%, no acumulado do ano e 2,4% no índice interanual). São Paulo tem demonstrado uma reação neste aspecto”, acrescentou Furtuoso. 

Atendimento Acipi

Consumidores interessados podem realizar consultas gratuitas ao SCPC na sede da Acipi, localizada à rua do Rosário, 700, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h ao meio dia.
Há a opção de atendimento também no escritório regional da entidade em Santa Teresinha, na rua Virgílio da Silva Fagundes, nº 538, sala 3. Lá, o atendimento é de segunda a quinta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 18h, e as sextas, das 8h às 12h e das 13h às 17h.
A verificação é feita apenas pessoalmente e com apresentação de documento e identidade e CPF originais.
Tire sua dúvidas sobre a inadimplência em Piracicaba pelo 3417-1766, ramal 739, ou scpc@acipi.com.br e venha fazer a sua consulta!
Foto: Pixabay