MAIORIA NA FORÇA DE TRABALHO

(Assessoria de Imprensa – 08/03/2024)

Mulheres são 70% entre as colaboradoras da Acipi

Cada vez mais as mulheres vêm solidificando um lugar de igualdade na sociedade, em todas as áreas e diferentes classes sociais. São conquistas importantes e expressivas, que mostram, na prática, o potencial feminino. A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) tem essa vivência diária entre suas colaboradoras, que somam 70% da força atuante em todos os setores da entidade. Do quadro de 74 profissionais, 54 são mulheres.

Essa porcentagem, na opinião do presidente Marcelo Cançado, representa a força da representatividade das mulheres. “Em termos pessoais e profissionais, a mulher é diferenciada. Ela desempenha inúmeros papéis e consegue, com equilíbrio, inteligência e muita sensibilidade, se dedicar de forma comprometida a todos eles. Somos privilegiados por termos tantas mulheres somando conosco aqui na Acipi”, afirma.

É possível observar essa participação feminina também na Escola de Negócios da Acipi, eixo de capacitação e educacional da entidade. De julho do ano passado até fevereiro deste ano, dos mais de 1300 inscritos em palestras realizadas pela Escola de Negócios, cerca de 780 foram mulheres, aproximadamente 58,5%. Nos cursos, a tendência se mantém, com 55% dos mais de 330 neste período.

Nádia Menucci, analista de RH da Acipi, enaltece a participação em maioria da entidade e em diversas funções. “É fundamental que tenhamos olhares voltados para o universo feminino no ambiente de trabalho. A mulher é uma excelente profissional, é preocupada e atenta ao ambiente a sua volta, o que faz toda a diferença”, comenta.

CME

A Acipi conta com o CME (Conselho da Mulher Empresária), que desenvolve atividades e eventos, exclusivamente, para as mulheres empreendedoras. “Em nosso trabalho no CME buscamos sempre abranger e desenvolver ações que estimulem a mulher no que ela tem de melhor. A mulher é multitarefas e isso faz com que se destaque em diversas funções. Nosso papel, enquanto Conselho que as representa, é de sempre enaltecer a força e garra para lidar com as questões cotidianas e empresariais”, destacou a coordenadora do CME da Acipi, Silvanete Neves.

Para celebrar o mês da mulher, o CME Acipi organizou uma série de atividades para abordar o papel da mulher no meio empreendedor, suas conquistas, desafios e perspectivas para o futuro. Todas as iniciativas são gratuitas.

O primeiro encontro, agendado para o dia 20 de março, quarta-feira, às 19h, no auditório da Acipi, é o 112º Encontro CME. O evento contará com a participação especial de Vanessa Palazzi, jornalista, advogada e influenciadora digital, que realizará uma palestra gratuita. Na programação, haverá uma área destinada a parceiros, proporcionando experiências exclusivas às convidadas. A participação é gratuita mediante a doação de um quilo de alimento não-perecível, que será destinado à Sociedade São Vicente de Paulo. Para garantir a vaga, é necessário realizar a inscrição pelo link: tinyurl.com/112encontro.

No dia 26 de março, das 18 às 20 horas, o CME Acipi, em colaboração com o Sebrae-SP, promove o encontro Sebrae Delas ‘Seja uma empresária criativa no mundo dos negócios’, que ocorrerá na Regional Acipi Santa Teresinha. O evento tem o objetivo de debater, fomentar a criatividade e o empreendedorismo entre as mulheres. Para participar, basta inscrever-se gratuitamente pelo link tinyurl.com/cmedelas. A Regional Santa Teresinha fica na rua Virgílio da Silva Fagundes, 534.

Encerrando as atividades do mês da mulher, no dia 28, a Acipi é parceira do evento “Empodera Elas”, programação promovida pelo Shopping Piracicaba. Este será o último de uma série de quatro encontros promovidos pelo centro de compras. O CME participará por meio de uma palestra que pretende inspirar e incentivar a participação feminina no meio empresarial.

SERVIÇO:

Mês da Mulher na Acipi
Atividades multitemáticas com foco no universo feminino
Detalhes e inscrições:
@acipipiracicaba