Essa é a proposta do Espaço Digital do Memorial do Empreendedorismo, que recebe os visitantes já na entrada das nossas novas instalações. Inaugurado em 2012, a versão digital concentra uma viagem ao tempo por meio de arquivos históricos que retratam o desenvolvimento de Piracicaba e região.
Em um clique, será possível percorrer a história do empreendedorismo regional, com uma riqueza exclusiva de detalhes, reforçando que o empreendedor aprende com o passado e enxerga possibilidades no futuro.
O Memorial do Empreendedorismo da ACIPI carrega a história de um trabalho feito com dedicação, coordenado pela historiadora Marly Theresinha Germano Perecin e inaugurado sob a gestão do presidente Jorge Aversa Junior.
O objetivo é preservar a história e fomentar o empreendedorismo
entre os visitantes, principalmente os jovens.
Originalmente inaugurado em um espaço físico de 300 metros quadrados, agora o Memorial do Empreendedorismo ocupa modernos painéis de led, nos quais é possível acompanhar os principais fatos do crescimento econômico de Piracicaba. São mais de 5.500 fotografias históricas, somadas a imagens de artigos, objetos de época e pinturas.
Durante a imersão, o visitante tem a oportunidade de conhecer também detalhes da fundação da ACIPI. A apresentação audiovisual reproduz a história de maneira criativa, lúdica e didática, estimulando a aprendizagem.
A linha do tempo faz um passeio desde a fundação de Piracicaba, em 1767, até os dias atuais.Assim como nosso Rio, a história da ACIPI flui de maneira contínua. Esse símbolo da cidade foi a principal referência para imaginar interações, clima, imagens, gráficos e experiências do novo espaço.
Neste contexto, a ACIPI tem em sua recepção, junto ao Memorial do Empreendedorismo, a uma escultura símbolo, o Cardume Acipi.
Em cardume, os peixes se protegem, buscam alimento e lutam pela sobrevivência. Inclusive, em sua defesa criativa, o artista Márcio Casarotti explica que a escultura Cardume ACIPI é inspirada no que a natureza ensina sobre o coletivo e o espírito de união. Celebra essa conjunção dinâmica e arejada de pessoas, ideias, empresas e iniciativas. Celebra inovação em movimento, em projetos, trabalhos e realizações, fluindo intensamente em todas as frentes, a todo tempo. Vivendo, realizando e avançando livres para, juntos, sermos melhores, mais sábios e mais felizes. Essa é a proposta do Memorial do Empreendedorismo: celebrar a inovação, o coletivo e o espírito de união com muita história.