Parceria fortalece ações da Câmara de Mediação e Arbitragem, agilizando a mediação de disputas.
A Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e sua já parceira Cemaac (Câmara Empresarial de Mediação e Arbitragem da Associação Comercial de São Paulo) formalizaram, na noite de ontem (4), uma colaboração com a 8ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Piracicaba. A parceria inaugura uma nova era na resolução de conflitos empresariais por meio da Câmara de Mediação e Arbitragem.
Participaram do ato que oficializou a parceria Marcelo Cançado (presidente da Acipi), Guilherme Giussani (diretor técnico da Cemaac), Sandra Pires (presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB de Piracicaba), Lourenço Carmelo Torres (Juiz de Direito da 3ª Vara Cível de Piracicaba) e Fernanda Dal Picolo (presidente da OAB Piracicaba).
Marcelo Cançado, destacou que essa parceria reflete o compromisso das entidades em simplificar o dia a dia dos empresários e tornar os procedimentos menos burocráticos. “Estamos sempre buscando oferecer serviços que atuem como facilitadores da rotina empresarial. Somos parceiros da Cemaac desde a implantação da Câmara e agora com a chegada da OAB Piracicaba ficamos ainda mais fortes e gabaritados para este serviço tão útil para a população”, enfatizou Cançado.
Em sua fala, o juiz Lourenço Carmelo Torres citou que a demora no andamento dos processos jurídicos impacta no Custo Brasil. “Com as câmaras de mediação e arbitragem conseguimos avançar na celeridade dos processos jurídicos. Todos ganham”.
Neste contexto de agilizar conflitos jurídicos com ganhos para a sociedade, o diretor técnico da Cemaac, Guilherme Giussani reforçou os resultados positivos obtidos em parcerias nos mesmos moldes e destacou o protagonismo da Acipi em firmar essa cooperação com a OAB. “Hoje participamos de um momento importante para Piracicaba e cidades da região, envolvendo os advogados e empresários beneficiados com esse serviço”.
A presidente da OAB Piracicaba, Fernanda Dal Picolo, evidenciou a disponibilidade do órgão representativo dos advogados em somar com a Câmara de Mediação e Arbitragem da Acipi. “Estamos felizes com a parceria que repercutirá na celeridade da resolução de conflitos, levando a justiça para a sociedade”.
A cooperação entre os três órgãos traz um avanço significativo para a resolução de conflitos, oferecendo um ambiente seguro e adequado, eliminando a necessidade de recorrer ao judiciário. A Câmara de Mediação, concebida para proporcionar celeridade e dinamismo, fortalece a segurança jurídica do serviço e permite que os advogados ofereçam aos clientes alternativas de resolução de conflitos, simplificando o dia a dia e garantindo tranquilidade.
Durante o ato, foi constituída a Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB de Piracicaba, que ficará responsável pela preparação e orientação dos advogados a participar da Câmara, bem como pela realização eventos como palestras e seminários relacionados ao tema.
Entre os benefícios da Câmara de Mediação está a taxa de resolução, que é de cerca de 80% já na primeira sessão. Em até seis meses, as decisões são proferidas pela Câmara. Elas têm o valor de sentença e, por isso, devem ser cumpridas por todas as partes. Outro diferencial da Câmara de Mediação e Arbitragem é sua expertise em demandas de média complexidade, aliada ao baixo custo e à celeridade das resoluções dos conflitos. Com a maioria dos casos resolvidos na primeira sessão e os mais complexos em até seis meses, o cidadão pode contar com uma solução rápida e eficaz para seus conflitos, conduzida por árbitros, mediadores e conciliadores qualificados.
ADESÕES E MAIS DETALHES – A Acipi, Cemaac e a OAB Piracicaba estão à disposição da população interessada em conhecer a Câmara de Mediação e Arbitragem e assim resolver conflitos de forma rápida, eficaz e segura. Para saber mais, acesse www.acipi.com.br.