Outubro Rosa: Mais de 66 mil novos casos de câncer de mama devem ser confirmados

Em 2022, estima-se que ocorrerão 66.280 casos novos de câncer de mama no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Com o objetivo de lembrar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença, o CME (Conselho da Mulher Empreendedora) da ACIPI (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) realiza três eventos em alusão ao Outubro Rosa.

Intitulada “Quem procura CURA!”, a iniciativa começa no dia 5 de outubro, com o 106º Encontro da Mulher Empresária. Participam do encontro o médico ginecologista, especializado em oncologia ginecológica e mastologia, Sérgio Bruno Barbosa, e a especialista em camuflagem estética e micropigmentação aerolar, Milenne Brossi.

Os dois abordarão o tema “Qualidade de vida e autoestima: antes, durante e após o câncer de mama”. A ação ocorrerá no auditório da Associação a partir das 19h.

O evento é gratuito e pede a doação de um quilo de arroz ou pó de café. Os produtos serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade de Piracicaba (Fussp).

As inscrições podem ser feitas pelo link https://forms.gle/RezyT2hdpJHE93nh7 .

No dia 19, a partir das 18h30, acontece o 8º Fórum entre Mulheres. Na ocasião, a nutricionista Daniela Tobaja palestra sobre o tema “O papel da nutrição na prevenção e tratamento do câncer”.

As atividades em alusão ao Outubro Rosa, realizadas pela CME se encerram no dia 24 com o Projeto Cabelovers. Das 8h às 17h, a cabeleireira Valéria Alleoni vai disponibilizar uma equipe para realizar cortes de cabelos gratuitos para pessoas interessadas em fazer doação das madeixas para a confecção de perucas. O evento será na recepção da entidade de classe.

Dados

O câncer de mama representa 24,5% dos casos novos por câncer em mulheres, de acordo com informações do Inca. É também a causa mais frequente de morte por câncer nessa população, com 684.996 óbitos estimados em 2020 – 15,5% dos óbitos por câncer em mulheres, de acordo com a Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (Iarc).

No Brasil, os índices da doença são mais elevados nas regiões Sul e Sudeste. Além disso, é a primeira causa de morte por câncer em mulheres.

O Inca alerta que a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos.

A ACIPI fica na Rua do Rosário, 700, Centro. Outras informações pelo WhatsApp (19) 97122-5124.