O Projeto Pescar foi criado em 1995 como um programa pioneiro de formação socioprofissionalizante voltado para o desenvolvimento de jovens adolescentes.
Mais de 35 mil jovens já se beneficiaram do programa desenvolvido em parceria com empresas e organizações e norteado por princípios comunitários. A fundação tem como valores a ética, a excelência, a flexibilidade e a busca por inovação, ao primar pela fidelidade aos seus objetivos e observar os princípios da transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade.
O diferencial do Projeto Pescar é a composição da grade do curso, com mais de 60% dela dedicada a trabalhar as questões comportamentais e de autoconhecimento, desenvolvendo aspectos pessoais em prol da formação socioafetiva em sua integralidade.
O curso prioriza o desenvolvimento de profissionais ao basear a aprendizagem nas habilidades e conhecimentos prévios dos jovens, de modo a desenvolver sete competências: aprender a aprender; ser protagonista; ser responsável e comprometido; ser democrático, ético e cidadão; trabalhar e produzir em equipe; resolver situações problema e compreender contextos e se comunicar.
As aulas de conteúdo da grade técnica são ministradas por voluntários das mais diversas áreas de conhecimento e atuação, de modo que os jovens que passam pela experiência do Projeto Pescar ampliem sua visão do mundo.