Piracicaba é oficializada como Região Administrativa da Facesp para impulsionar associações comerciais de 15 cidades

Por meio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), Piracicaba foi oficialmente homologada pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo) como RA-21, uma nova Região Administrativa que posiciona a cidade como sede regional. A RA-21 reúne associações comerciais de 15 municípios, a maior parte integrante da Região Metropolitana de Piracicaba. O objetivo é ampliar a representatividade e fortalecer as demandas das associações comerciais, no sentido de concentrar esforços em causas comuns para a conquista de avanços importantes para as empresas associadas, respeitando as particularidades de cada município.

A Facesp, em comunicado oficial, ratificou a criação da RA-21, destacando que o projeto foi aprovado e homologado pelo Conselho Diretor da federação. No documento, validado pelo presidente Alfredo Cotait e pelo superintendente geral, Natanel Miranda dos Anjos, a Facesp enfatizou a importância desse passo.

A notícia foi comemorada pelo presidente da Acipi, Mauricio Benato: “este reconhecimento formal simboliza o êxito de um trabalho conjunto das associações comerciais da região e a visão estratégica da Acipi, que esteve à frente do movimento desde o início. O status de Região Metropolitana e, agora como RA-21, auxiliará na busca de melhorias em comum”.

A criação da RA-21 representa uma oportunidade para reafirmar os laços entre as cidades do entorno de Piracicaba, além de criar um canal direto de comunicação com a Facesp, proporcionando maior visibilidade aos desafios e necessidades do setor empresarial na região. Além de Piracicaba, fazem parte da RA-21 as associações comerciais de Águas de São Pedro, Analândia, Araras, Brotas, Cordeirópolis, Iracemápolis, Leme, Limeira, Pirassununga, Rio Claro, Rio das Pedras, Santa Gertrudes, São Pedro e Torrinha.

A Acipi teve papel central ao articular a proposta de criação da RA-21, reunindo lideranças regionais e promovendo diálogos com a Facesp. Desde março de 2024, quando uma comitiva da Acipi entregou o documento que formalizava o pedido, a entidade mobilizou as associações comerciais de municípios próximos, garantindo ampla adesão ao projeto. Posteriormente, em julho, uma reunião realizada na sede da Acipi contou com a participação de representantes da maior parte das associações comerciais envolvidas na nova Região Administrativa.

Para o presidente da Acipi, o impacto dessa nova estrutura transcende os benefícios organizacionais. “Com a oficialização da RA-21 pela Facesp, passamos a ter uma rede conectada e fortalecida, que permite maior sinergia na defesa dos interesses regionais e garante que o empresariado local seja ouvido com mais peso. Quando articulados de forma conjunta, nossos pleitos ganham uma representatividade incomparável,” destacou Mauricio Benato.

No entendimento de Jorge Aversa Junior, vice-presidente da Acipi, além de reforçar a representatividade do interior paulista, a RA-21 permitirá um suporte mais eficiente para o desenvolvimento econômico das cidades integrantes, atuando de grupos setoriais. “O objetivo é fomentar a cooperação e o aprimoramento das capacidades de cada associação comercial. Estamos prontos para colaborar e construir, junto com cada associação, uma rede que represente de fato os anseios e o potencial dos nossos empresários, atuando em blocos. É uma iniciativa que será lembrada como um divisor de águas para o desenvolvimento da nossa região”, comenta Jorge Aversa.