88 anos de Acipi: história transformadora de inovação e credibilidade

Ao longo de todos estes anos, desde 1933, a Acipi vem cumprindo o seu papel como representante dos setores do comércio, indústria e serviços de Piracicaba. E muito além disso, a entidade foi e continua sendo referência na luta pela livre iniciativa, geração de emprego e renda e desenvolvimento socioeconômico da cidade e região. Neste dia 9 de julho, a Acipi completa 88 anos de fundação.

As ações da Associação foram planejadas, sempre, pensando no presente, mas com olhos no futuro. Inúmeros projetos, iniciativas fruto do trabalho incansável e totalmente voluntário do corpo diretor, foram desenhados e colocados em prática durante esta história em benefício às empresas associadas.

“Foi necessária a nossa adaptação diante de tudo isso. Um vírus, algo invisível, fez com que tivéssemos de repensar nossos modelos de negócio, reavaliar estratégias, pensar em alternativas para não parar totalmente. Na Acipi não tem sido diferente. Todos os dias pensamos, e nos reinventamos em termos de ações com foco sempre no nosso associado. Nossa diretoria e nossas equipes têm trabalhado incansavelmente para que, a cada dia, tenhamos novas soluções a fim de auxiliar as empresas, sanar dúvidas e oferecer suporte neste momento tão complexo.  A Acipi representa os segmentos do comércio, indústria e serviços, mas também toda uma população. Por isso nos empenhamos para apoiar, da melhor forma, a todos”, frisa o presidente Luiz Carlos Furtuoso.

Mesmo diante dos obstáculos impostos pelo novo cenário, a Acipi não parou e se reinventou seguindo todas as normas de segurança à saúde. Como exemplo, foram criados e disponibilizados, gratuitamente, vídeos e cartilhas informativas para associados e toda população.

Lives, cursos, palestras e atividades da Acipi Escola de Negócios foram migrados, com sucesso, para as plataformas digitais. As edições do tradicional Congresso Empresarial atingiram grande público, trazendo ícones do varejo e renomados formadores de opinião.

As atividades do Acipi CME foram transferidas e readequadas para o ambiente virtual, com conteúdos gratuitos sobre empreendedorismo feminino, saúde mental e física, negócios, entre outros assuntos importantes. Jovens Empreendedores do Acipi CJE também contribuem para a multiplicação de informações e conhecimento, mantendo acesa a luz para novos desafios.

Neste período de pandemia, a entidade participou de reuniões com prefeito, procurador geral do Estado de São Paulo, proprietários de bares e restaurantes a respeito da paralisação das atividades devido às fases do Plano SP, além de entrar com ações na Justiça para reabertura do comércio, extensão de vencimentos de impostos e tributos, entre outras.

Dialogou, também, com deputados estaduais e representantes dos setores produtivos sobre as restrições e aumento de impostos. A Acipi realizou e apoiou, ainda, carreatas em manifestação e a campanha em sinal de “luto pela perda de vidas e protesto pela morte das empresas”.

Olhos voltados ao futuro

Mesmo com o surgimento da Covid-19, a Acipi não deixou de empreender e olhar para o futuro. Em 2019, a gestão Força do Empreendedorismo já tinha planos de expandir o prédio da Acipi para criar um “laboratório do varejo”, onde empresários e funcionários poderão vivenciar, na prática, o dia a dia empresarial, por meio, também, da Faculdade do Varejo, em parceria com a Facesp. Com 5.400 metros quadrados de área construída, o espaço se tornará, assim, um hub de varejo, concentrando e incubando diversas e potenciais empresas do ramo.

Para a demolição dos imóveis adquiridos, firmou-se parceria com o Centro de Detenção Provisória de Piracicaba. Por meio do serviço, os detentos puderam exercer diversas funções e ainda abater o tempo de pena. Os materiais também foram doados à Mucapp para a construção de casas populares.

A grande dificuldade que milhares de famílias passaram e ainda estão passando com o fechamento de empresas e perda de empregos motivou ainda mais o trabalho da entidade. Foram doadas mais de 10 toneladas de alimentos a entidades assistenciais e ao Fundo Social de Solidariedade, milhares de fraldas geriátricas e infantis, além de itens para hospitais, como álcool em gel, luvas e máscaras de proteção. A entidade doou também mais de 50 mil máscaras de tecido à população.

Ainda para oferecer ferramentas aos associados, a Acipi isentou o pagamento das mensalidades dos associados por dois meses e manteve diálogo com instituições financeiras para divulgar diversas linhas de crédito, entre elas a ACCrédito, por meio da Facesp.

Realizou campanhas promocionais com novidades e tecnologia, por meio do aplicativo da Acipi e das seladinhas, subsidiadas, em grande parte, pela entidade. Já o projeto Luz&Arte, além de encantar a todos e trazer à cidade a magia do Natal, estimula as compras no comércio.

As ações da Acipi em prol de Piracicaba não param por aí. A entidade, junto ao Funseg, esteve à frente da coleta de 4.500 mil assinaturas para sensibilizar o governo do Estado de SP a implantar uma unidade do Baep em Piracicaba.

A Acipi Móvel, uma van transformada para atender às mais diversas necessidades e repleta de recursos interativos, é uma ferramenta valiosa para a difusão de informações e de proximidade aos associados e população.