Alunos das primeiras turmas da FAC Acipi participam de evento inaugural

Promover networking e proporcionar o clima de um início de ano letivo, regado a muito conhecimento. Este foi o objetivo da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) ao realizar na noite de ontem (3), no auditório da entidade, um meeting, evento para encontro dos alunos das primeiras turmas da FAC Acipi.

O encontro contou com a participação do administrador de empresas, com passagens por cargos públicos em esferas municipal, estadual e federal, Andrea Matarazzo, e foi mediado pelo diretor da FAC SP, Wilson Rodrigues, acompanhado do diretor da Acipi Escola de Negócios, Thiago Salgado.

Matarazzo durante o meeting, falou que o papel da educação no ecossistema social e sobre a importância desse processo estar adequado à realidade. “O papel da educação está mais presente do que nunca na sociedade. Hoje em dia, o tempo é diferente e os processos são muito rápidos. Por isso, a educação, a forma de ensinar e aprender, também precisam mudar”, apontou.

“O professor está competindo, hoje, com o celular do aluno. Então, a educação tem que ser transformada em algo mais atraente e dinâmico e a proposta da FAC é exatamente essa. Mais do que exercitar a mente decorando algo, fazendo cálculos isolados, por exemplo, é preciso que o profissional use a criatividade nos processos. O mundo novo e os novos profissionais demandam e muito a criatividade. Ou seja, aliar o conhecimento técnico e o domínio comportamental”, completou Matazarro.

Ele ainda enalteceu a iniciativa da Acipi em trazer a FAC para a estrutura da entidade. “Aqui, na Acipi, será possível, de fato, unir o conhecimento técnico ao domínio comportamental necessário para esses profissionais. Mesmo com os cursos à distância, o aluno tem a possibilidade real de vir à Acipi, que é o local de referência para os setores do comércio, indústria e serviços, para troca de experiências e fortalecimento de contatos, por exemplo”, finalizou o convidado.

Rodrigues ressaltou que em pouco tempo pode ver a “potencialidade, o poder de trabalho e o dinamismo da Acipi” na condução da FAC. “Estou cada dia mais encantado com o trabalho da Acipi.  Vocês fazem deste ambiente um ambiente muito prodigioso e fértil para a educação, porque aqui vocês conhecem o que é o empreendedorismo e sabem o que é o comércio e o varejo, então este é um ambiente propício para discutir educação e qualificação”, afirmou.

O presidente da Acipi, Marcelo Cançado, lembrou que a faculdade é um sonho de muitos anos e que, com empenho de toda a equipe, em pouco tempo foram matriculados 217 alunos. “Todos fizeram um trabalho brilhante. Tenho certeza que serão ainda mais alunos e estamos fazendo uma nova parceria com a FAC SP para cursos de pós-graduação. Inicialmente serão sete cursos e as aulas começarão em abril. É uma nova oportunidade para quem já tem uma graduação e quer fazer mais um curso. A vida é um aprendizado e quando a gente aprende a gente também ensina”, disse.

O vice-presidente da Acipi, Jorge Aversa Junior, também comemorou o fato de a Acipi, contar com uma faculdade. “Hoje é um dia histórico. A Escola de Negócios trabalha muito forte com cursos de curta duração, treinamentos e já chegaram a passar por aqui, antes da pandemia, cerca de 5 mil pessoas por ano nas nossas salas de aulas, congressos, palestras e queremos voltar isso. Mas algo que não tínhamos e queríamos muito, era uma faculdade. Queremos que a primeira turma seja uma turma maravilhosa e saiam daqui todos trabalhando nas maiores empresas de varejo do mundo. Temos também indústria, logística, mas a grande maioria é do varejo, que é um setor era um setor esquecido na economia, em que as pessoas entravam como primeiro emprego, um pulo para outros lugares, e hoje não, principalmente com a faculdade, vamos treinar e graduar pessoas para entrar no mercado para ser um executivo de grandes empresas e sucessores para empresas que hoje não têm”, afirmou.

Cançado ainda destacou que espera que muitos alunos, futuramente, possam participar do conselho, diretora e presidência da Acipi. “A entidade vem numa renovação, está sempre em transformação e envolvida do desenvolvimento de Piracicaba porque prezamos pela qualidade de vida da cidade e do entorno pois agora somos Região Metropolitana. O comércio que a grande motriz de grande parte dos nossos associados, com certeza, ganha muito com isso”, declarou.

Thiago Salgado, aproveitou para reconhecer o empenho dos alunos. “Quero parabenizar a todos os alunos aqui presentes e que nos assistem ao vivo por terem essa vontade de seguir na busca por conhecimento, já que vivemos em um mundo que muda muito rápido, onde não haverá mais espaço para profissionais sem essa coragem e humildade para se desenvolver. Além de cursos muito bem avaliados e professores do alto escalão, aqui a FAC Acipi tem a oportunidade de tornar essa experiência ainda mais efetiva, pois poderemos montar um ecossistema aqui. Podemos tornar esse local um ambiente de troca, com vários eventos e temas importantes para cada curso. A Acipi, com certeza, contribuirá para esse rico processo”, disse o diretor.

Sobre a FAC Acipi

O anúncio da vinda de uma unidade da FAC para a Acipi ocorreu em novembro de 2021. Na FAC Acipi, além de preços e condições acessíveis, o aluno pode estudar como e onde quiser com o formato de aulas EAD (ensino à distância). A

Com uma proposta inovadora, os cursos oferecidos têm notas máximas pelo MEC (Ministério da Educação). São eles: Gestão Comercial, Gestão em Recursos Humanos, Gestão em Logística e Sistemas Para Internet.

A Faculdade, uma iniciativa da Acipi junto à FACSP, vinculada à Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), foi planejada com o propósito de ser um meio de qualificação inovador e inteligente do comércio, varejo e serviços, conectando e preparando o profissional para as novas demandas do mundo digital.

Outras informações: (19) 3417-1766.