Ato cívico na Acipi marca o início das comemorações da Semana da Pátria em Piracicaba

Dando início às comemorações da Semana da Pátria em Piracicaba, a Acipi realizou, na manhã desta segunda-feira (6), solenidade alusiva ao Dia da Independência do Brasil, comemorado em 7 de setembro. Marcado pelo hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado de São Paulo e de Piracicaba, o ato cívico contou com a presença de autoridades, do presidente, dos vice-presidentes Rodrigo Santos e Jorge Aversa Junior, diretores, conselheiros e colaboradores da entidade.

Marcelo Cançado, presidente da Acipi, ressaltou que, no próximo dia 7, é celebrada uma data importante para a nação, a independência do Brasil, prestes a completar seu bicentenário, em 2022. “Neste dia, lembramos, com orgulho, a história de um país que se desenvolveu e, hoje, é uma grande potência mundial. Desde sua fundação, mesmo durante a pandemia, a Acipi preza por manter a tradição da Semana da Pátria, valorizando este marco que mudou o destino de todos nós. É um dia para refletirmos sobre nossa autonomia e nosso papel enquanto cidadãos. Um dia para, também, celebrarmos o civismo e amor à pátria. Vamos, juntos, reverenciar nossa bandeira, lutar pelos nossos direitos e buscar, sempre, o melhor para nosso país”, disse.

Diretor Cultural da entidade – departamento organizador do evento, Palmiro Romani, em sua fala, recitou uma adaptação do texto “As Habitações”, de Khalil Gibran. “Hoje, vivemos um momento atípico. O povo estará nas ruas fazendo sua parte, gritando o mesmo grito que veio do Ipiranga: “Independência”, ou seja, liberdade. Liberdade para termos certeza que os nossos direitos sejam registrados e comprovados pelos nossos pensamentos, para podermos falar o que sentimos, para sonharmos com a dignidade, a solidariedade, a consciência, responsabilidade, honestidade e o trabalho. A Acipi é uma entidade independente que luta para que essa terra possa ser um país de cidadania, próspero e de justiça igual a todos”, destacou.

“Vivemos um momento ímpar. Vemos brava gente brasileira se concentrando no dia 7, em vários pontos do país, para defender a independência e a liberdade. Temos a obrigação de defender os ideais da democracia, das famílias, das pessoas de bem”, comentou Luiz Carlos Furtuoso, presidente do Conselho Consultivo da Acipi.

Gilmar Rotta, presidente da Câmara de Vereadores de Piracicaba, lembrou que esta é uma manhã importante que celebra o marco inicial da Semana da Pátria. “Sempre no dia 6, há vários anos, a Acipi – local onde se fomenta a energia, o trabalho, a educação e o civismo – realiza esta cerimônia. Nós estamos passando por um momento preocupante, precisamos unir forças para trazer de volta e manter a independência do país, mesmo com tantos enfrentamentos. Eu coloco a Câmara à disposição da Associação, à disposição da sociedade para que possamos manter a nossa pátria livre”, salientou.

Comandante da Guarda Civil, Sidney Miguel Da Silva Nunes que também representou o Prefeito Luciano Almeida, fez uma reflexão sobre a situação vivenciada atualmente. “Por conta dessa situação pandêmica, nosso país, hoje, atravessa um momento preocupante, pessoas estão cerceadas nos seus lares e veem a evolução desta doença, cada vez mais, se alastrando. A Guarda Civil se preocupa muito com a situação da sociedade piracicabana, nós fazemos uma força tarefa para combater as aglomerações. Vamos trabalhar em conjunto para que nós possamos vencer a pandemia e o Brasil volte a ter liberdade.”

Também participaram da solenidade Diogo de Araujo Batista, instrutor do Tiro de Guerra, Carlos Longo, da Reserva Pró-Ativa, Fabricio Campo Silva, 1º Sargento de Engenharia e Chefe de Instrução, e Manoel Perez Neto, vice-presidente da Sicoob Cocre.